sexta-feira, 22 de agosto de 2014

LAMINITE: UM ASSUNTO QUE INTERESSA A TODOS. Dr. LEOPOLDO CURY FALA SOBRE SUAS CAUSAS E SINTOMAS

Dr. Leopoldo Cury.
A laminite, da qual foi acometido o craque tríplice coroado Bal a Bali nos Estados Unidos, é um problema comum em cavalos de corrida, embora muitas vezes tenha consequências trágicas. Vulgarmente conhecida como “aguamento”, ocorre tanto em equinos quanto em bovinos.
Mas o que é exatamente a doença, que tipos de sintomas ela apresenta e quais as medidas que devem ser tomadas para evitar maiores complicações?
As perguntas foram feitas ao Dr. Leopoldo José Cury, carioca, 63 anos, médico veterinário com larga experiência no assunto. Professor aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), Leo Cury é especialista em fisiopatologia da reprodução animal, ex proprietário de clínica veterinária (em Papucaia, no Estado do Rio de Janeiro) e hoje trabalha só como treinador de cavalos da raça PSI, aparecendo nos programas de turfe da Gávea como L. Cury:


“A laminite é uma inflamação das lâminas localizadas na parte interna do casco do animal. Na sequência, a inflamação pode causar rotação ou até a queda da terceira falange, osso que sustenta o casco, o que normalmente leva o animal a óbito. O custo do tratamento é muito alto e nem sempre eficaz. Pode acontecer, simultaneamente, em todos os membros do animal, ou em apenas em um deles. E várias circunstâncias podem causar a laminite. Em éguas que sofrem de retenção de placenta, após o parto, por exemplo, é doença muito comum. Na maioria das vezes, a laminite aparece com a alteração da flora intestinal do animal. As endotoxinas, bactérias produtoras de ácido láctico, acabam se proliferando e acidificam a mucosa intestinal, atingindo a circulação sanguínea. Em casos mais graves, há o deslocamento da terceira falange, que pode chegar a atravessar a sola do casco e a soltá-lo. A laminite aparece, também, após um quadro grave de cólicas, de doença infecciosa, de manejo inadequado ou até por motivos metabólicos”, explicou Leopoldo Cury.


“Os sinais mais comuns da laminite são dor, claudicação, tremor muscular e aumento da frequência cardíaca. O cavalo é um animal muito sensível e precisa de cuidados especiais durante o treinamento, tanto no manejo quanto na alimentação. A laminite é uma doença que precisa ser diagnosticada, e atendida, com urgência, pois quanto mais precocemente forem tomadaas as devidas providências, mais chances o animal terá de se recuperar e de sobreviver”, avalia o veterinário.
Com cerca de 1.500 triunfos no currículo – dos quais, aproximadamente 1.200 de forma oficial, pois suas primeiras vitórias foram conquistadas antes de outubro de 1987, quando então obteve a matrícula de treinador - Leopoldo Cury diz que não tem como opinar a respeito do problema de Bal a Bali, mas torce – e acredita firmemente - que o campeão do último Grande Prêmio Brasil terá todas as chances de se recuperar. E cita que recentemente perdeu um pensionista por causa dessa doença:
O craque Bal A Bali vem respondendo bem ao
tratamento de laminite.
“O cavalo Dear Hellen, de propriedade de meu amigo Luís Alberto Rodrigues de Souza, sofreu de uma enterite (inflamação no intestino) depois de ter sido enviado para o centro de treinamento. O quadro evoluiu negativamente para uma laminite e, infelizmente, não houve condições de salvá-lo”, lembra com pesar o treinador e veterinário Leopoldo José Cury.