quinta-feira, 18 de setembro de 2014

JORGE RICARDO, UM EXEMPLO DE TENACIDADE E AMOR A PROFISSÃO.

Jorge Ricardo: Maior ídolo do turfe brasileiro
Aos 52 anos, Jorge Antônio Ricardo, carioca do Leblon, torcedor do Botafogo e jóquei brasileiro mais vitorioso de todos os tempos, é um homem rico. Mas sua maior fortuna não é o dinheiro nem os imóveis que conseguiu acumular depois de mais de 12.300 vitórias, em 38 anos de carreira. Suas maiores riquezas são a moral, a decência, a lealdade, a dignidade e o sublime amor à sua profissão. Amanhã, no Hipódromo do Cristal, em Porto Alegre, ele vai travar um duelo histórico com outro senhor de mais de 50 anos, como ele. Russell Baze, um canadense com saúde de ferro e com força de vontade e paixão pelas rédeas, igualmente proporcionais às dele. Esses dois ícones do turfe mundial, os dois maiores ganhadores de páreos de todos os tempos, são exemplos para as novas gerações de jóqueis. Exemplo de como o trabalho, a profissão e a perseverança está acima de qualquer bem material.
Jorge Ricardo nunca teve moleza em sua vida profissional. Seu pai, Antônio Ricardo, freio de classe internacional, travou duelos memoráveis com o lendário Luiz Rigoni e com os famosos “chilenos” Juan Marchant, Francisco Irigoyen, Oswaldo Ulloa e Luiz Dias e foi sempre um professor exigente. Preparou o filho de forma incansável na parte técnica. E fez questão de ressaltar, para o filho, os próprios erros na vida pessoal e profissional, fazendo-o jurar não cometê-los. Nascido em 1961, Ricardinho debutou no turfe, como aprendiz, em 1976. E o fez com vitória no dorso de Taim, propriedade de Israel Poyastro e preparado com carinho pelo pai, para que o filho sonhador que queria ser tão bom quanto ele, sentisse logo o sabor de vencer. Jorge Ricardo provou o paladar da vitória. Nunca mais outro ser humano na face da Terra gostou de ganhar mais do que ele.
Depois de encarar um professor carrasco na figura do pai, Ricardinho pegou na raia um rival do tope do alagoano Juvenal Machado da Silva, com certeza um dos mais talentosos e geniais jóqueis de toda a história do turfe nacional. Por coincidência, a primeira vitória de Juvenal na estatística, em 1976, foi obtida na primeira temporada de Ricardinho nas pistas. Até 1981, Juvenal manteve a hegemonia na Gávea. Em 1982, num duelo titânico que só acabou na última reunião da temporada, Jorge Ricardo superou o fenomenal nordestino. E daí em diante, por 24 anos, até se transferir para o turfe argentino, em 2006, Jorge Ricardo reinou absoluto. Foram recordes sul-americanos, estatísticas, clássicos etc. Em Buenos Aires, Ricardinho alcançou e ultrapassou Russell Baze. Um linfoma, porém, o tirou de circulação por quase um ano e o levou para as sessões de quimioterapia. Ricardo derrotou o câncer e voltou a montar. Baze já sabia de sua existência e tratou de fugir na frente. Ricardo, mais vez, o superou. Depois de tirar boa margem sobre o oponente, um acidente em que sofreu várias fraturas no cotovelo direito o afastou das competições.
Mais uma vez Russel Baze voltou à liderança mundial. Agora, Jorge Ricardo tem tido enorme dificuldade para descontar. Baze continua seu reinado absoluto no Hipódromo de Golden Gate Fields, com quatro reuniões semanais apenas, mas em páreos com poucos concorrentes em que ele monta quase todos os favoritos. Ricardo precisa enfrentar Pablo Falero, Altair Domingos, Francisco Leandro, Edwin Talaverano, Anselmo Zaccharias, Eduardo Pavon Ortega, Juan Villagra, enfim a nata do turfe sul-americano em provas de campos numerosos, em dois hipódromos internacionais: San Isidro e Palermo.
Às voltas com uma artrose no ombro e a recuperação gradativa da flexibilidade no cotovelo, Ricardo continua na luta intensa pelo topo do mundo. Uma luta dramática, sofrida, obstinada e heroica. Tem pela frente um adversário duro, incansável e que não se mostra disposto a perder pela terceira vez sua posição extraordinária de maior ganhador de páreos de todos os tempos. Todo turfista brasileiro deve fazer o possível para viver essa tarde histórica no Cristal. Porto Alegre vai presenciar um encontro de heróis. Um encontro de duas lendas do turfe mundial em pleno solo brasileiro. Parabéns, turfe gaúcho! Parabéns, Russell Baze! Obrigado, Jorge Ricardo!

Matéria transcrita do Site Raia Leve

Assinada pelo Jornalista Paulo Gama.