quarta-feira, 4 de março de 2015

Trote de aprendizes contra alunos novatos foi motivo das suspensões.

Marcelo Cardoso: Instrutor da escola de aprendizes do
Jockey Club brasileiro.
Um trote de extremo mau gosto, que deixou bastante aborrecidos o instrutor da escola de aprendizes, Marcelo Cardoso, e a gerente de turfe, Maira Frederico, foi o motivo da suspensão, por 15 dias, dos aprendizes Alan Maciel, Bernardo Pinheiro, Igor Ribeiro Mendes, Wellington Silva Cardoso, H.William e F. Dias. Durante a noite, os aprendizes se reuniram e desligaram a energia da Escola Nacional de Profissionais de Turfe. Na escuridão, eles se dirigiram ao alojamento, onde dormiam os alunos novatos, que ainda não exercem a profissão. Na penumbra, como se fossem veteranos dasfaculdades ao receber os calouros, desferiram socos e pontapés sobre os garotos, que surpreendidos não conseguiram se defender. 
A ação dos aprendizes causou indignação na gerente de turfe que informou a Comissão de Corridas. A suspensão dos aprendizes, por 15 dias, foi imediata. Esta punição foi provisória e pode ser ampliada depois que os fatos forem investigados. Um dos alunos agredidos, cujo nome não foi divulgado, sofreu ferimentos graves no rosto e teve que ser encaminhado para um hospital. Decepcionados com a atitude dos aprendizes, considerada repugnante, a diretoria do Jockey Club Brasileiro prometeu agir com rigor para evitar a repetição deste tipo de trote, comum nas universidades brasileiras. A ação dos aprendizes contra os alunos pode ter sido incentivada por jóqueis veteranos, segundo Maira Frederico, incomodados com o enorme sucesso dos aprendizes, dois deles, entre os cinco primeiros colocados na estatística de jóqueis. 
“Não tenho a comprovação deste fato. Mas, segundo algumas informações iniciais, alguns jóqueis experientes teriam empilhado os aprendizes dizendo que no tempo deles a escola tinha trotes e coisas assim e que hoje tudo é muito devagar. Seja como for, estou muito triste com eles. A escola fornece tudo que eles precisam. Boas instalações, nutricionista, comida de ótima qualidade e um instrutor de alto nível como Marcello Cardoso, que foi um jóquei consagrado. Não podemos permitir estas coisas dentro do Jockey Club. E o que é que eu vou dizer para a mãe do menino machucado?

Por/ Paulo Gama.
Transcrito do site Raia Leve.