domingo, 3 de janeiro de 2016

Retrospectiva do turfe pernambucano. 2015, parte I

Janeiro.
- No primeiro mês de 2015, o turfe pernambucano passou em branco sem formar uma única reunião. 
- Morreu o ex-jóquei e ex-treinador João Ferreira.

Fevereiro.

- A primeira programação de 2015 foi realizada no dia 28/02/2015. Cinco páreos foram realizados, com destaque para mais uma apresentação do craque Brilliant King, do Stud São José dos Bastiões.  Dessa vez o filho de Emirates To Dubai, correu e venceu na distancia de 1.800 metros e teve a condução do jóquei W.Gomes.

- Depois de longo período de inatividade, o castanho Ifigênio volta a competir na Madalena.

- O aprendiz Leandro Henrique é aprovado na escola de formação de jóqueis do turfe carioca. Leandro foi a grande revelação da temporada passada no turfe nordestino.

- É divulgado o calendário clássico para o ano de 2015.

- O Stud 3 Irmãos parte para renovar o plantel.

- A segunda reunião do ano é em homenagem aos ex-presidentes do Jockey Club de Pernambuco. Foram  homenageados os ex-presidentes:  Larmartine Correia no 1º páreo,  Edvaldo Falcão no 2º páreo, Fernando Uchôa  no 3º páreo. No 4º páreo,  Raul Lopes Bandeira de Melo, e Mauro Branco no 5º páreo. O 6º páreo foi em homenagem ao ex-presidente Ricardo Godoy.

-Dois animais estrearam na programação ambos no 5º páreo em 1.300 metros. Sib Vegas, do Stud Big Boss e Atlas Mundi, do Haras Bongy . Os estreantes enfrentaram  os animais Missil, Rocco Man, Juca Bala, Felix Léo e Robinson Crusoé.

- Brilliant King continua invicto na Madalena ao vencer em grande estilo a Prova Especial Ex- Presidente Ricardo Godoy.

- No 1º páreo da programação, Frenético, mesmo com a barbeiragem do aprendiz E.Lima, que começou a comemorar a vitória a 100 metros do disco venceu, mas ainda levou um susto de Manaira que formou a dupla. 

- Sirigaita retornou e venceu fácil o 2º páreo, com Hard Prospector na dupla.  

-Tell It To, do Stud São Francisco venceu mais uma linda corrida, dessa vez com a condução de J.Júlio. Dancer New Man formou a dupla.

-No 4º páreo, após a partida, o cavalo Camp Nou, do Stud 13, largou e parou a menos de 10 metros do partidor. O animal só saiu da pista quando os demais completaram o percurso. O prêmio Raul Bandeira de Melo, foi vencido por Comandante Fahin. Ifigênio, que aos pouco vai atingindo seu bom condicionamento físico formou a dupla.

-Em tarde de muita inspiração, Anderson Paiva, levou para foto da vitória o castanho Felix Léo, que venceu com muita facilidade o prêmio Mauro Branco. Juca Bala formou a dupla.

- No páreo reservado para animais da raça pônei, houve muitas contestações com a vitoria de Maçã, que chegou a causar prejuízos aos demais competidores. Pandora, com Antony Cardoso formou a dupla, e Milk, que foi a mais prejudicada completou a trifeta.

Março

- Comemorar a 100 metros do disco e botar em risco a vitória do cavalo Frenético, no 1º páreo da 14ª reunião não saiu barato para o aprendiz de quarta categoria E. Lima.  Baseado no artigo 140 do CNC, a comissão de corrida aplicou uma suspensão de 60 dias.

- No fotochart, Ballian vence o III Grande Prêmio Sérgio Paiva. Foi  uma tarde de muitas alegrias para os titulares do Stud São José dos Bastiões, que já tinham comemorado a vitória de Bonsai no empate com Sirigaita e a vitória de Montardon no hipódromo da Gávea.  

- Comissão de corrida confirma Ballian como o mais novo recordista dos 1.900 metros, após rever o tempo da prova. Ballian cravou 121.7, e não 122.7 como foi divulgado. O recorde anterior pertencia ao cavalo Creditor, do Stud Cadico & Waldemir, estabelecido no ano de 1995.

- No 1º páreo, uma fácil vitória do estreante Sib Vegas, com a condução de A.C.Almeida. Aero-Bomb, que passou a defender a farda do Stud Imperial formou a dupla.

No 2º páreo, o estreante Always  On My Mind  venceu mostrando muita categoria e de quebra ainda  quebrou o recorde dos 1.200 metros, cravando o tempo de 72.4s. Goldlocks disparou na partida e foi retirado pela comissão de corrida.

- Camp Nou, do Stud 13, largou e voltou a cravar logo após a partida. 

- No 3º páreo, três animais chegaram brigando levando o publico ao delírio. Bonsai, do Stud São José dos Bastiãos, Sirigaita, do Haras Bongy, e Fantinato do Stud 3 Irmãos.  Após a revelação do fotochart, foi dado o empate entre Bonsai e Sirigaita. 

- No páreo destinado para animais da raça pônei, a comissão de corrida também teve muito trabalho para confirmar a vitória de Black White, com Antony Cardoso, que derrotou Milk nos metros finais. 

Abril.

- O clássico Tanara Petroleo, 1.200 metros, que seria a grande atração da domingueira é cancelado e é disputado uma Chamada Especial.

 - Com a ótima condução do jóquei W.Gomes, o castanho Brilliant King derrotou Uno Prospector, Cacique Nobre e Goldlocks, se mantendo invicto na pista pernambucana ao faturar com muita raça o 4º páreo da programação, uma chamada especial em 1.200 metros.

- Após a disputa do 4º páreo, o titular do Stud São José dos Bastiões, Paulo Paiva confirmou a ida de Brilliant King, Ballian e Uno Prospector para a festa do turfe cearense, o II Grande Prêmio Magi Everaldo, nos dias 18 e 19 de abril.  Ballian foi inscrito nos 2.400 metros, Brilliant King nos 1.600 metros e Uno Prospector nos 1.300 metros.

- O jóquei pernambucano Anderson Paiva foi convidado pelos titulares do Stud L&M para montar Vuoli Soldi e Allan no festival do II GP Magi Everaldo. Paiva também foi o jóquei de Sirigaita, do Haras Bongy,  e Attaque, do Stud Elite (CE).

- No páreo de abertura da programação a égua Carolate Purse não teve dificuldades para sair da eliminatória ao derrotar os potros, Decente do Depiguá, e os estreantes Eleakin e Dom Thiago, ambos não largaram bem.

-No 2º páreo, Sirigaita apenas brincou de correr e com muita facilidade derrotou Aertenus Fulgor, que deu a impressão de que poderia derrotar a filha de Mastro Lorenzo, mas ficou só na impressão. Sirigaita também teve a inscrição confirmada na festa cearense.

-No 3º páreo, o castanho Vantaggio correu onde quis e ganhou como quis. Passo de Ouro formou a dupla com Frenético em terceiro.

- No 5º páreo, mais uma foto para o Stud Remar.  E quem garantiu foi Fábio Silva, no dorso de Montaigner Avenue, que chegou voando baixo por fora, cravando o tempo de 132.5s para os 2000 metros do percurso.
Quando se pensava que Tell It To chegaria a terceira vitória consecutiva, Dapê do Depiguá não deu chances a ninguém e com muita categoria fechou a programação dos cavalos PSI, derrotando Dancer New Man, que foi muito bem conduzido pelo aprendiz E. Lima. Tell It To completou a trifeta.
No páreo destinado aos animais da raça pônei, a égua Maçã com Antony Cardoso vinha bem até que nos metros finais Vitrine, com uma extraordinária condução de Juan Pablo derrotou Maçã nos centímetros finais. Pandora completou a trifeta.

- Morre em acidente de moto o treinador Paulo Nascimento, que era responsável pelos animais do Stud Sampaio, Paulinho, como era mais conhecido no turfe nordestino, transferiu-se recentemente para Fortaleza com os animais do Stud Sampaio, e Stud Sampaio & Ribeirão, para participar das festividades do II Grande Prêmio Magi Everaldo. Paulo Nascimento vinha fazendo  excelente trabalho a frente do Stud Sampaio, onde conquistou as mais importantes provas do turfe pernambucano, inclusive a maior prova da entidade pernambucana o Grande Prêmio Bento Magalhães em 2012, com o animal Super Purse, do Stud Sampaio.

- Depois de uma rápida temporada no turfe gaúcho, o jóquei pernambucano, A.F.Matos, o Toinho do Recife volta a atuar no turfe carioca.

- Com um clima de tristeza pela morte prematura do treinador Paulo Nascimento, o turfe pernambucano realiza mais uma reunião. A 17ª corrida da temporada 2014/2015.

- Hard Propsctor, do Stud Rafael A.Salomão, surpreendeu o favorito Vantaggio, do Stud Remar, e venceu os 1.700 metros do principal páreo da programação praticamente de bandeira a bandeira.

-No páreo de abertura da programação, Dancer New Man chegou a sua primeira vitória na pista pernambucana depois de um calor dado por Energia Experiente que formou a dupla.

-No segundo páreo, deu Ifigênio, após Rocco Man ter dominado até os metros finais.  Segundo o jóquei Anderson Paiva, que montou Rocco Man, o filho de Dancer Man vinha bem até os 100 metros finais, quando começou esmorecer e perder terreno.
No 3º páreo, Aero-Bomb surpreendeu e venceu de poste a poste, com Passo de Ouro na formação da dupla vindo a seguir Manaira e Frenético.
No páreo reservado aos animais da raça pônei, a vitória foi do desacreditado Black White, com Maçã na formação da dupla. O tempo não foi fornecido.

-Stud L&M adquire Cacique Nobre do Stud 3 Irmãos.

- Turfe pernambucano mais uma vez fica de luto. Morre o ex-presidente Gilson Allain Teixeira, titular do Stud Ganny.

Maio

- Domingo 17 de maio, o turfe pernambucano volta a realizar as corridas quinzenais. A comissão de corrida elaborou uma programação com seis páreos, sendo um reservado para animais da raça pônei na distancia de 300 metros.

- As corridas foram em homenagem ao Jornal do Comercio.
Quatro  animais debutaram  na programação. Energia Hemingway, no 2º páreo, Prolix no 3º páreo, ambos em 1.400 metros. No 4º páreo, Armani  defendeu a farda do Stud 3 Irmãos e no  5º páreo a tordilha Fada dos Dentes, na distancia de 1.200 metros, enfrentou os animais Fantinato, Cacique Nobre, que passou a defender a farda Stud L&M, e Frajola que foi a grande revelação do Haras Bongy na temporada passada.

- A tordilha Fada dos Dentes estreou com uma convincente vitória na pista pernambucana.

- Com W.Gomes no dorso, a égua Flyness venceu de bandeira a bandeira o 1º páreo da programação. Dancer New Man formou a dupla. Favorito dos apostadores, passo de Ouro decepcionou chegando na última colocação.

-No 2º páreo em 1.400 metros, o estreante, Energia Hemingay, filho de Gloria de Campeão deu um show na pista pernambucana vencendo a carreira com mais de 50 metros para o segundo lugar.  Correndo na quarta posição, Energia Hemingay foi lançado nos 500 metros finais e de lá saiu tirando progressivamente vários e vários corpos até cruzar o disco com Dona do Gravata em segundo e Sabor Olímpico na terceira colocação.

-No 3º páreo, Rad atropelou por fora e derrotou Missil, que liderou grande parte da corrida. A.M.Marinho conduziu o representante do Stud Pedrosa.

-No 4º páreo, a estrela do jóquei W.Gomes volta a brilhar ao vencer  de bandeira a bandeira com Alain. Sirigaita formou a dupla com o estreante Armani em terceiro. Aero-Bomb foi o único forfait da programação.

- Maverick, com  Cleiton Lucas vence a prova destinada aos animais da raça pônei.  Vitrine formou a dupla com Maçã em terceiro. Nos 200 metros finais, o jóquei de Black White que vinha atropelando por fora caiu, mas nada grave aconteceu com o Vinicius Amorim.

- Com uma programação de seis páreos no domingo 31/05, o turfe pernambucano teve  mais uma tarde de corridas. Foi a 19ª corrida da temporada 2014/2015. Um bom publico compareceu ao Jockey.

- O aprendiz Alex Siqueira estreia na Madalena montando os animais, Manaira e Artistic Quality, ambos do Stud Remar.

- Diferente da última apresentação quando decepcionou na estreia, o castanho Armani, do Stud 3 Irmãos, conduzido pelo jóquei F.Sales não tomou conhecimento dos adversários e venceu o principal páreo da programação.

- No 1º páreo, a vitória foi de Sabor Olímpico com A.C.Almeida, que também levou para a foto da vitória o estreante Jeo Dicaprio no 2º páreo.  Manaira, com o estreante A.Siqueira, fez uma boa estreia e formou a dupla, com Donna do Gravatá em terceiro. No 2º páreo, quem formou a dupla foi Cigliano.

-No 3º páreo, Dancer New Man  confirmou o favoritismo e fez a festa do Stud Cortez-PE ao derrotar Aerternus Fulgor. F.Benone conduziu o vencedor que foi apresentado pelo treinador Alexandre Magno.

-Vantaggio confirmou o favoritismo e não tomou conhecimento dos adversários no 4º páreo, deixou na saudade Prolix, que fez uma boa corrida e Hard Prospector que mesmo com muito esforço no final teve que se contentar com a terceira colocação.

- É disputada mais uma corrida com animais raça pônei. Black White, com Michel Nilson no comando não deu chance para os demais e confirmou o favoritismo vencendo de poste a poste. Milk em boa atropelada formou a dupla.  O jóquei Vinicius Amorim, caiu na partida.

Junho.

- Dia 14 de junho são disputados os clássicos Moises Ferman em 1.200 metros, e o Mario Ferman, em 2000 metros.

- É registrada mais uma vitória de Brilliant King, um filho de Emirates To Dubai e jade Quem venceu com muita autoridade o clássico Moises Ferman, 1.200 metros, e se manteve invicto na raia pernambucano com cinco vitórias consecutivas.  Uno Prospector formou a dupla.  W.Gomes conduziu Brilliant King, e M.Oliveira foi o joquei de Uno Prospector.

- No 1º páreo venceu Aero-Bomb coma condução de W.Gomes. Artistic Quality  que deixou o aprendiz bem perto da sua primeira vitória formou a dupla.  

-No 2º páreo, Prêmio Thiago Godoy, Hard Propspector venceu com a precisa condução de M.Oliveira. Vantaggio dessa vez formou a dupla.

- No 3º páreo, o castanho Cigliano não decepcionou e garantiu mais uma foto para o Stud T.A.M.E. O estreante Indicativo formou a dupla. 

- Dos estreantes, Galanteador, do Stud R&R foi quem se saiu melhor com uma boa vitória no 4º páreo. Frajola formou a dupla. O vencedor teve a condução de F.Benone. 

-A surpresa da programação foi a vitória de Fantinato no 5º páreo. Rad, com A.Siqueira, que reclamou de prejuízo sofrido na reta final formou a dupla. 

-Na carreia de encerramento reservada para animais da raça pônei, Maverick, com Kleiton Lucas atropelou por fora e derrotou Miucha, que deu pinta de vencedora. Maçã completou a trifeta.

- Mais dois jóqueis tiveram suas atividades suspensas no turfe pernambucano. A comissão de corridas que  já tinha suspendido os profissionais Wesley Gomes, pelo período de 90 dias, e Fábio Silva, em 60 dias não permitiu em hipótese alguma o corpo mele e  dessa vez os apenados foram os jóqueis . A.C.Almeida e A.M.Marinho , que pegaram suspensão de 180 dias, cada,  baseado no artigo 142 do CNC.

- Terminada a temporada 2014/2015 do turfe pernambucano, os vencedores das estatísticas foram . Na categoria de jóquei, W.Gomes ficou na primeira colocação com 17 vitórias, contra 14 de Leandro Henrique, que se transferiu para o turfe carioca. Anderson Paiva ficou na terceira colocação com 10 vitórias, A.C.Almeida em quarto lugar com 09 triunfos e J.Júlio ficou em quinto com 08 vitórias.

-Na categoria de treinador, mais uma vez brilhou a estrela de M.Ferreira que fechou a temporada com 20 triunfos.  M.L.Maciel garantiu a segunda colocação com 14 vitórias, W.Maciel  e A.Magno empataram na terceira colocação com 12 vitórias cada. Na quarta posição ficou o treinador R.Gomes com 11 vitórias. W.F.Nascimento foi o quinto colocado com 07 vitórias.

-Entre os proprietários, o Stud Remar foi o mais vitorioso conquistando 09 triunfos. Em segundo ficaram empatados os Stud’s Cortez-PE, e São José dos Bastiões com 07 vitórias para cada um.

O Stud Ribeirão garantiu a terceira colocação com 06 vitórias. Empatados na quarta colocação ficaram os Stud’s L&M, Cariri do Recife, São José dos Bastiões & Ribeirão, Haras Bongy e Stud R&R com cinco vitórias cada. Também houve empate na quinta colocação. Chegaram empatados com quatro vitórias, o Stud 13, Stud C.M.L.-Recife, Stud Amanda & Luana Moleca e Stud 3 Irmãos.

- O grande destaque foi para Brilliant King, que garantiu a vitória terminando a temporada invicto com 5 vitórias.  Sirigaita, defensora do Haras Bongy foi a vice-líder com 04 vitórias. Na terceira colocação empataram com 3 triunfos os animais, Aristocrata, A Big Winner, Aero-Bomb, Comandante Fahin, Dapê do Depiguá, Robinson Cruzoé, Uno Prospector e Vantaggio.