domingo, 3 de janeiro de 2016

Retrospectiva do turfe pernambucano (parte 2)

Julho.
- Turfe Pernambucano inicia temporada com uma programação de nove páreos em homenagem aos 100 anos da Federação Pernambucana de Futebol.

- O aprendiz Gabriel Martins estreia na Madalena.

-Três recordes são quebrados na programação. Sirigaita (Haras Bongy) estabeleceu a nova marca para os 2.200 metros, cravando o tempo de 143.3.s. Nos 1.300 metros, o alazão Galanteador, do Stud R&R, cravou o tempo de 80.1s. Brilliant King do Stud São José dos Bastiões, quebrou o recorde dos 1.100 metros cravando o tempo de 65.7s.

- No dia 26/07, é realizada a segunda reunião do mês. Cacique Nobre, já defendendo a farda do Stud L&M, vence o principal páreo da programação.

- Os titulares do Stud R&R, comunica a todos os interessados que houve um erro do Stud Book, em relação à campanha da égua Make My Day.

- Um balde de água fria nos titulares do Stud R&R, após ter recebido o primeiro diagnostico que o alazão Galanteador, recordista dos 1.300 metros da pista pernambucana voltaria as pistas no prazo de 30 dias. Uma bateria de exames que incluíram radiografias da lesão constatou uma fratura.

- O jóquei Alan Maciel que estava atuando no Hipódromo da Gávea, decidiu aceitar o convite dos titulares do Stud São José dos Bastiões, para permanecer no Recife até a realização do Grande Prêmio Bento Magalhães, no dia 20 de dezembro.

- Dos sete páreos que montou no domingo, 12/07, Alan Maciel só não obteve boa colocação no 5º páreo com Rancheiro Alegre, e no 9º que substituiu M.Oliveira no dorso do potro,  Eh Bomdemais. Alan venceu o 2º páreo com Indicativo, o 3º com Atomic Law e o 4º com Ifigênio. No 6º e 7º páreos, fez segundo com Bonsai e Ballian, respectivamente. No 8º  levou para a foto da vitória o invicto Brilliant King.

- O aprendiz Gabriel Martins conquistou a primeira vitória no turfe pernambucano, montando o animal, Apollo Máximus, de propriedade do Stud Big Boss, derrotando os favoritos Vantaggio e o estreante Como Corre, do Stud cariri do Recife.

Agosto.

- No dia 08.08, é disputado o XVIII Clássico Roberto Sá, na distancia de 1.900 metros.

- Com a condução do jóquei  F.Sales,  Armani, de propriedade do Stud 3 Irmãos,  vence o XVIII Clássico Roberto Sá.

- Um fenômeno na raia.  Com a condução de Alan Maciel, Brilliant King bate mais um recorde. Foi nos 1000 metros do 2º páreo, Prova Especial, Construtora Correia & Peixoto.

-  Tigre Artyax, com, A.Maciel,  venceu o 1º páreo, ficando Carolait Purse na formação da dupla. O favorito Artistic Qualit se negou a largar ficando parado no Box.

-Make My Day, com Fábio Silva no dorso deu um passeio no 3º páreo deixando Viril na formação da dupla.

-Energia Groom com F.Sales, estreou com uma convincente vitória no 4º páreo. Cacique Nobre formou a dupla.

-Ximago do Sul também estreou com uma sensacional vitória com a condução do aprendiz Gabriel Martins.

- Fantinato confirmou o favoritismo e levantou o 6º páreo.

-Na prova destinada aos animais da raça pônei, Taça Geninha da Rosa Borges, Miucha venceu de poste a poste amparando o ataque de Maçã. Black Whait largou com atraso e chegou em terceiro. Avaré em quarto. Pintadinho não completou o percurso.

-Dia 23.08. O JCPE promove mais uma reunião de seis páreos de PSI, e um de animais da raça pônei.

- Conduzido por Alan Maciel, que foi um dos destaques da programação vencendo três dos cinco páreos disputados por animais PSI, Indicativo venceu de ponta a ponta o principal páreo da programação.

- Alan levou par o disco os animais, Joe Decaprio, na primeira prova da tríplice coroa pernambucana, Rad, no  4º páreo, e Indicativo no 5º páreo.

- No páreo reservado aos animais da raça pônei,  Chankar  reapareceu e venceu uma linda corrida após reagir ao domínio de Menino lindo, que dominou a corrida até os 50 metros finais. O garoto Ruan Borges que estreou no dorso de Chancar, nas corridas de pônei, comemorou muito com os familiares a primeira vitória.

Setembro.

- Dia 13 de setembro,  a programação de seis páreos é em homenagem ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

- Depois de uma reestreia, o castanho Montardon não teve muita dificuldade para levantar o prêmio aniversário de 67 Anos da Rádio Jornal do Commércio, principal páreo da programação disputado na distancia de 1.700 metros.

- Escolhido favorito no 1º páreo, Lyric-Man não teve dificuldade para derrotar o também estreante Bigredboy.

- No 2º páreo, Hard Prospector, derrotou Ifigênio, abrindo uma serie de vitórias para o jóquei W.Gomes, que levou para o espelho os animais, Comandante Fahin, no 3º páreo e Amor Infinito no 4º páreo, fazendo voltar a brilhar a farda do Stud DW, que fazia um bom tempo que não ia a foto da vitória.

Depois de uma reta final bastante disputada entre os animais, Aero-Bom, com W.Gomes,  e Nature Valley, com Alan Maciel, Alan tirou o coelho da cartola e nos metros finais garantiu a fatura para o Stud Remar, que comemoraram muito com os jornalista Carlos Moraes e Renata Andrade, que fizeram a entrega do troféu do Prêmio 50 Anos do Escrete de Ouro da Rádio Jornal.

-No páreo reservado apara animais da raça pônei, Miucha venceu de poste a poste com a condução de Vinicius Aguiar. Maçã, mesmo prejudicada por Menino Lindo formou a dupla.

-Dia 27.09. Mais seis páreos são realizados na pista da Madalena.

- Aero-Bomb, Make My Day, Ximango do Sul, Joe Dicaprio, Fox-Lider e Miúcha, foram os vencedores da programação.

-Joe Dicaprio vence a segunda prova da tríplice coroa pernambucana.

-Sem chicote, o aprendiz A.Siqueira levou o estreante Fox-Lider,  para a foto da vitória do principal páreo da programação após uma reta muito disputada com Atomic-Law, animal do Stud 13.

- Miucha vence mais uma corrida de pônei.

- Fada dos Dentes tem campanha encerada e segue para reprodução.

-Animais do Recife vão competir em Sobral. Cacique Nobre, Stud L&M, e Eneria Groom, são os mais bem colocados na festa do turfe de Sobral. Cacique Nobre perdeu na foto para Gol Livre, e Energia Groom,  que secundou Neuchatel, no Grande Prêmio Oman Carneiro, 2.100 metros.

- O tradicional Stud Remar, que também vem investindo na criação de PSI em Pernambuco, adquiriu no Leilão virtual de reprodução do São José da Serra, a reprodutora Sarada, filha de New Colony, na extraordinária Sweet Mind, que é mãe dentre outros de Starman, Mlle Blanche e Sixteen Tons.

Outubro.

- Dia 12 de outubro, feriado é disputado o XIV Grande Prêmio Manoel Medeiros.

- Super Fratello, um macho castanho, 4 anos, filho de Vetori (IRE) na argentina Impulsada não deu chance aos seus adversários e venceu com muita classe a XIV Edição do Grande Prêmio Manoel Medeiros, que mais uma vez levou um grande publico as dependências do Jockey clubde Pernambuco.

- Brilliant King vence o Clássico Zelia Dias Medeiros, e continua invicto na Madalena com oito vitórias.

-  Deu empate entre Addict e Cigliano, na Prova Especial Marco Sire Cortez.

- A programação da Prova Especial Marco Sire Cortez foi a ultima oportunidade para os treinadores testarem seus animais. O turfe pernambucano só voltou  às atividades com a realização do Grande Prêmio Edisio Pereira, nos dias 14 e 15 de novembro.

Novembro.

- Festival do XXV Grande Prêmio Edisio Pereira tem 11 páreos sendo um páreo  para animais da raça pônei. São disputados cinco páreos no sábado com destaques para os Clássicos, Antonio Alves Pereira, 1.700 metros, e o Severino Ferreira Maia/ Neno Maia, 2000 metros. Os demais páreos foram disputados no domingo.

- O jóquei Carlos Lavor, que seria uma das grandes atrações do festival do XXV Grande Prêmio Edisio Pereira cancelou sua vinda ao Recife. O cancelamento se deu por motivos de compromissos assinados no turfe carioca no final de semana do Edisio. Com a impossibilidade da vinda de C.Lavor, os titulares do Stud L&M, convidaram o pernambucano Anderson Paiva para conduzir o alazão Vuoli Soldi nos 2.400 metros do Ediso 2015. O mesmo finalizou na segunda colocação.

- No dorso do tordilho, Fernando, J.T.Silva vence os 1.300 metros, da  Prova Especial, Edisio Pereira Filho, conquistando sua primeira vitória na raia pernambucana.

- Em final dramático, Attaque, com a condução de A.Paiva, derrota  no ultimo galão o representante do Stud Guarani & Pierre, Jhonny Boy, no Clássico Antônio Alves Pereira.

- O castanho Ximango do Sul, de propriedade do Stud No Stress, estreou bem na esfera clássica e conquistou em final de muito rigor o tradicional Clássico Severino Ferreira Maia/ Carlos Frederico (Neno Mai), disputado na distancia de 2000 mil metros, o último páreo da sabatina.

- Atravessando excelente fase desde que venceu a prova máxima do turfe sobralense em setembro, o castanho Neuchatel, com a eficiente condução de F.Herique venceu a XXV edição do Grande Prêmio Ediso Pereira, principal páreo da programação do final de semana.

- Tristeza para o turfista pernambucano que faz parte do fã-clube de Brilliant King. Blue Trix Mix, com a condução de F.Henrique, vence o Clássico Carlos Martins de Medeiros.  Brilliant king perde a invencibilidade na Madalena.

-Nara, com  Victor Amorim, vence a prova de animais da raça pônei. Titanic formou a dupla.

- Alan Maciel perde o contrato com o Stud São José dos Bastiões.

-Dia 29/11. É realizada a ultima reunião que antecedeu a festa do Bentão 2015.

- Una Paraguaia, Ysatis, Academy Rider, Fluente, que voltou a correr páreo de turma,  e Dá-lhe Safira, foram os ganhadores da programação.

- Uma nova sociedade é formada entre os proprietários dos Stud’s,  Imperial, Rafael A.Salomão O cavalo fast mango é adquirido para  correr o Bentão 2015.

Dezembro.

- Muita movimentação nos bastidores do turfe pernambucano. Proprietários e treinadores a procura de bons jóqueis  mexe com os nervos dos turfistas do nordeste.

- Anderson Paiva, é convidado para montar Fast Mango.

- F.Henrique volta ao Recife contratado pelo Stud parente.

- O Stud Sobral & Associados, anunciam a contratação de A.Gulart, para conduzir os animais, Call Me Mister, nos 1.300 metros do Clássico Claudio Santa Cruz, e Ballpoit no Bentão 2015.

- De férias no nordeste, o treinador F.S.Machado, é quem prepara os animais do Stud Big Boss.

- Os titulares do Stud São José dos Bastiões desistiram de trazer o jóquei J.Ricardo, e optaram por trazer Nelito Cunha.

- Suspenso no turfe carioca, o jóquei A,Gulart fica de fora do Bentão. Os titulares do Stud Sobral & Associados, contratam o experiente A.M.Souza.

- Com o anuncio da vinda de A.M.Souza, para montar Ballpoint, muitos turfistas começaram a mudar seus palpites e planos de apostas. Até então, Neuchatell era o franco favorito.

- Uma ligação da Irlanda, é o bastante para elevar ainda mais o nível técnico do Bentão 2015. O ex-treinador e empresário Ismael Alves, o Zinho, anuncia a vinda de Silvestre de Souza para festa do Bentão.

- Com a morte do cavalo Vuoli Soldi, Alan Maciel é convidado para conduzir Energia Groom, do Stud 3 Irmãos.
- Silvestre de Souza é confirmado no dorso dos animais Stockholder, no Clássico José Maria Sampaio e Sirigaita, no Bento Magalhães.

- Surpresa na inscrição dos páreos para o festival do Bentão 2015. O tradicional Stud São José dos Bastiões fica sem representante na magna prova. Dias antes, foi anunciado que Stockholder seria o representante da farda amarela e azul nos 2.400 metros.

- Com as arquibancadas totalmente lotadas, no sábado, 19 de dezembro, começa o festival do Bentão 2015.

- Ragazza Felice, do Stud Remar, vence a primeira prova do festival. Prêmio delegações visitante, corrido na distancia de 1.200 metros. Alan Maciel conduziu à vencedora.

- No 2º páreo da programação, o tordilho Casca Fora, venceu com a firme tocada de Anderson Paiva, proporcionando o maior rateio de dupla da sabatina. A dupla com Missil, que teve a condução de Alan Maciel, rateou R$. 94.80, para cada real apostado.

- A comissão de corrida não conseguiu formar o clássico Claudio Santa Cruz, na distancia de 1.300 metros. Em 2015, foi corrido como Prova Especial na distancia de 1.800 metros. Fluente, que vinha de uma convincente vitória na corrida passada em 1.400 metros com o tempo de 90.1s, venceu aos trancos e barrancos, cravando o tempo de 123.s. Enquadrado, que chegou a assumir a ponta nos 600 metros finais formou a dupla.

- Muito concorrida a estreia do  Stud Unidos Pelo Turfe, que promoveu a estreia do animal Alem da Conta, nos 1.800 metros da Prova Especial, Jornalista Claudio Santa Cruz. O Stud Unidos Pelo turfe, é formado por 10 proprietários.

- O Stud Remar foi o maior vitorioso da sabatina. Comemorou as vitórias de, Ragazza Felice, Uma Paraguaia e Fluente.

- No 5º páreo, Ferrucio Mio deixou os favoritos na saudade e venceu pagando um rateio de vencedor de R$. 10,80 para cada real apostado. O destaque do páreo foi a categoria do jóquei F.Henrique, no dorso de Fox-Lider, que quebrou a rédea na partida e ainda conseguiu formar a dupla em uma chegada bastante acirrada.

- Com a condução de Silvestre de Souza, Stockholder vence o Clássico José Maria Sampaio, 2000 metros, único clássico da sabatina. Foi uma tarde brilhante, não só para os titulares do Stud São José dos Bastiões, que vibraram com a volta por cima do alazão Stockholder, mas também para o grande publico que lotou as arquibancadas no primeiro dia do festival do 47º Grande Prêmio Bento Magalhães, a maior prova do turfe nordestino.  O publico vibrou intensamente com cada disputa, e com a apresentação da grande estrela da festa o jóquei Silvestre de Souza que fez uma impecável corrida com Stockholder. Ximango do Sul formou a dupla chegando em seguida os animais, One-pice, Nikito e Americando.

- Domingo 20 de dezembro. O Jockey Club de Pernambuco recebe um publico bem maior do que o esperado  superando o publico de 2014.

- No 1º páreo, a favorita, Dá-lhe Safira, com a condução de J.Júlio, vence a prova em homenagem a Ismael Alves (Zinho).
-. No 2º páreo, Bansai, com Alan Maciel, venceu e fez a festa do Stud 13. Hallo Halloa formou a dupla.

-No páreo destinado aos animais da raça pônei, a égua Maçã venceu mais uma corrida com Miucha ficando na formação da dupla.  Houve reclamação, mas foi confirmada a vitória de Maçã, que teve a condução de Antony Cardoso.

- É no 4º páreo, que acontece a tão esperada revanche entre os animais Brilliant King X e Blue Trix Mix. Grande Prêmio Romeu Medeiros,  prova de velocidade do festival do Bentão 2015 que balançou as arquibancadas do JCPE.

- O castanho Brilliant King, de propriedade do Stud São José dos Bastiões, se redimiu da ultima apresentação e deu o troco em grande estilo ao levantar com muita categoria o Grande Prêmio Romeu Medeiros.  Blue Trix Mix, favorito do páreo, teve que se contentar com a terceira colocação. Brilliant King como sempre largou com um pequeno atraso, mas nada que tirasse a tranqüilidade do jóquei Nelito Cunha que deixou Blue Trix Mix e Call Me Mister brigar na frente.  Na reta final, Call Me Mister dominou a corrida, mas não teve garra suficiente para amparar a forte atropelada de Brilliant King que dominou nos 150 metros finais levando o publico ao delírio. Na entrevista na foto da vitória, Nelito Cunha disse que apenas deixou o cavalo correr bem à vontade só exigindo dele nos metros finais. “É um extraordinário cavalo e não tinha como perder.” Disse Nelito. Apresentado em excelente estado de corrida pelo treinador M.Ferreira, Brilliant King cravou 60.7s nos 1000 metros.
- Na milha do Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira, a vitória ficou com Ballon Bleu, que também foi conduzido por Nelito Cunha.

- Na partida, o tordilho Fernando quase caiu e derrubou o jóquei J.T.Silva.

- Fernando fez todo percurso sem jóquei o que exigiu muito dos jóqueis de Ballom Bleu, N.Cunha, e Attaque, A.Paiva.

- Fast Mango foi o único estreante no Bentão 2015.

- Ultimo colocado no Grande Prêmio Edisio Pereira no dia 15 de novembro, o desacreditado, Energia Groom, sagrou-se o grande vencedor da 47ª edição do Grande Prêmio Bento Magalhães, disputado na distancia de 2.400 metros, principal páreo da programação do turfe pernambucano que levou um grande publico a lotar todas as dependências do hipódromo da Madalena.

- No ano em que completou maioridade, o jóquei A.Maciel, escreveu o seu nome na galeria de honra dos vencedores do Grande Prêmio Bento Magalhães.


- O Stud 3 Irmãos, vence pela segunda vez a magna prova do turfe nordestino.  A primeira foi em 2011, com Tatamovicht, que era treinado por J.Martins.

- O treinador M.L.Maciel também passa a fazer parte da lista de treinadores que conquistou a magna prova do turfe nordestino. Foi Márcio Lira Maciel, o responsável pelo treinamento de Energia Groom.