quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

NOS BASTIDORES DO TURFE PERNAMBUCANO.


A.F.Matos: Final de semana brilhante
 O jóquei pernambucano Antonio Ferreira Matos, A.F.Matos, 19 anos, entrou para história do turfe carioca, hoje o melhor turfe do Brasil. No último sábado dia 16/02, Antonio venceu duas provas de pesos especiais, o 4º e o 6º páreo. No 4º páreo a vitória foi com o potro Asciutto que estabeleceu o novo recorde para a distância de 2000 metros com o tempo de 1m 58.s 31ss, pagando o rateio de R$. 25.00 reais para cada real apostado. No 6º páreo, o feito foi com a égua Azenha uma potranca de 3 anos, pagando RS.1.50 de rateio. Os animais Asciutto e Azenha são de criação e propriedade do Haras Anderson.

- Dos nove jóqueis que atuaram na última reunião no Jockey Club de Pernambuco, cinco iniciaram nas corridas de pônei: S. Paiva, A. M. Silva, W. Gomes, A. Maciel e L. Henrique que estreou no 1º páreo. M. Oliveira e R. D. Lima, estavam no Jockey, mas não atuaram. No Rio de Janeiro estão o jóquei A. F. Matos e o aprendiz Anderson Paiva. Em São Paulo, estão os jóqueis Fábio Silva e Michel Platini.
A.Maciel, R.D.Lima, Yago Cordeiro, A.Paiva e W.Gomes.
Um dia foram alunos do Projeto Jóqueis do Futuro.
- Manelito Santos, um dos titulares do Stud L&M, disse que está fechando contrato com o jóquei M. Oliveira antes do dia 10 de março quando será realizado o clássico Sérgio Paiva.

-Está praticamente acertado o retorno do jóquei Z. M. Rosa para conduzir o alazão John The Doctor nos 1.900 metros do Clássico Sérgio Paiva.

F.Davidson: Fica no Haras Bingy.
 O jóquei F. Davidson parece que desistiu da boa proposta que recebeu para se transferir para o turfe gaúcho e optou por ficar em Recife, como primeira monta do Haras Bongy.

- Comenta-se que o pernambucano Sandro Paiva (S. Paiva) está tentando se transferir para o turfe carioca onde já atuam os pernambucanos A. Paiva, A. F. Matos, M. Oliveira e A. M. Silva (este último deverá retornar ao Rio de Janeiro no próximo dia 26).

- O treinador Paulo Nascimento, responsável pelos animais do Stud Sampaio, confirmou que vai levar corredores para a festa de inauguração do novo Jockey de Fortaleza, marcada para os dias 6 e 7 de abril. Logo após a festa, todos retornarão à capital pernambucana.
P.Nascimento: Treinador (Stud Sampaio)

- O potro Então Ta (Stud 13) já esta alojado no Hipódromo da Gávea, aos cuidados do treinador Léo Reis, para ser testado na pista de grama. No areão pernambucano, Então Ta não teve muita sorte. Paulo Pereira, titular do Stud 13, disse que a potranca Cheers só vai ingressar na reprodução caso não seja vendida para algum proprietário do turfe nordestino.

- Aye Lad, recentemente adquirido pelo Stud Silver Blue Star à Coudelaria Barcelona, no Rio de Janeiro, deve chegar nos próximos dias à Madalena, mas sua participação no Clássico Sérgio Paiva vai depender do condicionamento físico, segundo informação do treinador Isaias Ferreira.

- O grande reforço do Stud São José dos Bastiões, o castanho Full Poket, já está na Madalena aos cuidados do treinador C. A. Nascimento, em preparativos para estrear na programação do dia 10 de março.

W.Gomes: O destaque da semana.
O aprendiz Wesley Gomes foi um dos destaques da última programação, levando para o disco Zucco (Stud Cortez) e Don Talk (Stud Alvinegro), além mde ter formado a dupla do 5º páreo com Lay-Out. J. Júlio venceu com Freedom Forever (Stud Sampaio) e Porto Castelo (Stud Big Boss).
 

- Entre os treinadores, os cinco vencedores foram. A. Magno (Zucco), P. Nascimento (Freedom Forever), I. Ferreira (Don Talk), C. A. Nascimento (Porto Castelo) e M. Ferreira (John The Doctor). Com a suspensão do treinador R. Gomes, Don Talk, Noted , Cannoballe Lay-Out correram sob a responsabilidade do treinador I. Ferreira.

A.Maciel: Não venceu,
mas convenceu.
 Mesmo não tendo vencido na última programação, o aprendiz Alan Maciel se destacou pelas excelentes conduções nos animais Next Flight, Olympic Tiger, Oreco e Ferreiros, todos chegando na segunda colocação e ameaçando o vencedor (à exceção de Olympic Tiger). Na chamada especial, Alan ficou em terceiro com Tettore, do Stud Remar. No páreo reservado a animais da raça pônei, Alan venceu, mas na condição de treinador, pois é o responsável pelo preparo da égua Liris do Marcom.



Wilkle Xavier: Próximo do record.
 Com a vitória da pônei Liris do Marcom, na Prova Especial Leonardo Uchoa, o jóquei mirim Wilkler Xavier, 10 anos chegou a oito vitórias, igualando o recorde de Jackson Lima, que já estourou idade no projeto Jóqueis do Futuro. Em breve, Will deverá ser o maior vencedor das corridas de pônei no Recife.

- O Stud O Retorno negociou o castanho Cannoball, que agora está sob a responsabilidade do treinador J. R. Cifuentes.

- Waldemir Miranda, titular do Stud Silver Blue Star, vem incentivando alguns proprietários a ingressarem na criação de PSI e já colocou à disposição coberturas de Istambul e alojamento para os animais. O Stud Silver Blue Star, deverá estrear nos próximos meses a potranca Agrestina, filha de Último Tipo e Japuyra, já com passadas de 400 metros e de 600 metros.