quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PLANTÃO DO BENTO: TREINADOR M.FERREIRA EM BUSCA DO HEXA NO BENTÃO 2013.



Por: Chico Mendonça
         João Victor Medeiros
M.Ferreira: Em busca do hexa.
Treinador do favorito, o castanho Ifigênio, Melquezedeque Ferreira da Luz, 54 anos, não esconde a ansiedade com uma possível vitória de seu animal no 54º grande prêmio Bento Magalhães. Com uma experiência de 25 anos na profissão de treinador, M.Ferreira já venceu cinco  dos 44 Bentos disputados . O maior vencedor  e recordista em vitória nesse evento  é o treinador Alexandre Magno Bezerra com seis vitórias, mas esse ano Alexandre vai ficar de fora já que Zamulá  ( Stud Cortez-PE) sentiu o tendão no trabalho para a corrida e teve sua inscrição cancelada.  
O primeiro Bento ganho por M.Ferreira foi em 1993, com Diablo Au Corps, do Stud Irmãos Pereira, que ganhou também no ano seguinte com o mesmo animal.  Em 1996, M.Ferreira venceu com Lone Ranger do Stud Lobão.  Em 2005, o vencedor foi Itaipu do Stud Brilhante treinado por Ferreira, mas para ele o Bento mais difícil foi no ano 2006, com Pawer Dixie que tinha fracassado e fechado  raia a 30 dias no grande prêmio Edisio Pereira.  Assim que terminou o Edisio, Pawer Dixie veio para minha cocheira. Foi dedicação em tempo integral a ele, e no final fomos recompensados. Essa  vitória a mais importante na minha carreira, disse o treinador que já venceu todos os páreos de destaque no turfe pernambucano.

Em entrevista ao Plantão do Bento e o site Raia Leve, M.Ferreira falou das  chances de Ifigênio, da carreira e o que espera do turfe brasileiro.
PB – Nome Completo?
MF- Melquezedeque Ferreira da Luz.

PB- Quantos anos de profissão?
MF- 25 anos.

PB- Qual o melhor cavalo que treinou?
MF. Treinei muitos animais de destaque, mas tem um que eu não vou esquecer nunca. Narduk. Esse me deu muitas alegrias, eu gostava muito dele.

PB – Qual o melhor treinador?
MF- Isaias Ferreira. Não por ser o meu irmão, mas é que ele entende muito e sabe treinar bem um cavalo de corrida. É uma avenida na frente de qualquer um.

PB – Qual o melhor jóquei?
MF- Não é porque ele vai montar Ifigenio, mas sim por que ele é bom mesmo. M.Oliveira (Tó) Esse sabe montar de verdade. Na minha modesta opinião ele está entre os 10 melhores do Brasil. Digo isso sem medo de errar foi a maior revelação das corridas de pôneis

PB – Qual o melhor Hipódromo?
MF – Cidade Jardim.

PB – O que você acha da atual administração do Jockey Club de Pernambuco.
MF- Está no caminho certo, fazendo o que pode e o que é possível fazer. A comissão de corrida não está pra brincadeira e está aplicando as punições com rigor. Só espero que no próximo ano o Bento volte a ser disputado no último domingo de outubro ou no primeiro domingo de novembro como sempre foi.

PB – Quais as chances de Ifigênio no Bentão 2013?
MF- Olha, infelizmente alguns animais não foram inscritos por problemas de saúde, como foi o caso de Nohar, Super Purse, Zamulá e Aye Led que foi retirado depois de inscrito. Mas mesmo com cinco competidores o páreo é duro. Ifigênio está muito bem, mas temos que respeitar Stockholder um dos melhores animais do turfe brasileiro. Outro nome que assusta é Take The Money. Bento é Bento!

PB- Você tem um palpite para a milha?
MF – Sim, não é porque eu treinei e ganhei com ele no ano passado, mas por ele ser um extraordinário cavalo. John The Doctor.  Acho que Gilson Allain vai pra foto.

PB- Você hoje tem vontade de exercer a profissão em outro hipódromo?
MF – Sim, se hoje eu tivesse uma oportunidade eu tentaria treinar animais em Cidade Jardim, mesmo vendo a situação que está o jockey, mas acho que vai melhorar.

PB – O que você espera do turfe brasileiro no futuro?
MF – É difícil de responder. Mas se os lideres do turfe deixarem um pouco os seus interesses de lado, e vestir a camisa do turfe, a tendência é melhorar.

PB – Muito obrigado pela entrevista e boa sorte com suas inscrições.
MF- Muito obrigado. Vamos fazer uma grande festa no sábado e no domingo.