quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

RESTROSPECTIVA DO TURFE PERNAMBUCANO – PARTE II

Julho
- Diferente dos meses anteriores à comissão de corridas conseguiu formar três programas no mês. A primeira corrida da temporada foi realizada no dia 01 de julho de 2012.
- Quatro páreos foram realizados em homenagem os vencedores das estatísticas da temporada 201/2012.
-  No American (Animal) , J.Júlio (jóquei), I.Ferreira (treinador) e o stud Silver Blue Star foram os homenageados da programação.
- No primeiro páreo, condução tranquila de J.Carvalho no dorso de By Brazil, vencendo de ponta a ponta conquistando assim o sua primeira vitória no turfe pernambucano. 
- No páreo de encerramento na distância de 1.400 metros, o castanho do Haras Bongy Nunca Nesse País venceu de poste a poste com a boa condução de F.Davidson.

- No dia 15 julho foi disputado o grande prêmio Governador do Estado de Pernambuco. Brentley do Stud Magi venceu esbanjando categoria.
- J.Carvalho vence o primeiro grande prêmio na carreira.
- Cabo de Aço da mais um show na raia pernambucana ao levantar com extrema facilidade o 5º páreo prêmio Secretaria da Casa Civil na distância de 1.500 metros.
- Rio Miranda do Stud Sampaio  estreia com uma vitória espetacular no 6º páreo 1.500 metros cravando o tempo de 95.s
- Em mais uma corrida de pônei, Brutos venceu a prova Especial José Henrique de Lima Campos com Leandro Henrique no dorso que venceu essa prova pela segunda vez.. A primeira foi com Robinho em 2011.
- No haras Depiguá, nasce o primeiro potro filho de Recompensado.

- No dia 23 de Julho, foi realizado a 3º corrida da temporada com uma programação de cinco páreos.
- No 4º páreo, o alazão Under Atlantic do Stud 3 Irmãos foi conduzido por F.Sales em substituição a F.Davidson, e Dupla Sorte Stud Rafael A.Salomão foi conduzido por J.Júlio que substituiu J.Carvalho. 
- O jóquei F.Sales reclamou junto a comissão de corridas alegando prejuízos causados por senhor kirov na reta de chagada. Após analisar o filme da corrida, a comissão de corridas optou por manter o resultado com a vitória de senhor kirov.
- No páreo de encerramento, o cavalo Untal, que vinha de duas fracas atuações, atropelou por fora e venceu com mais de um corpo ficando o alazão Allot Depiguá em segundo proporcionando o maior rateio de dupla da programação. R$. 103.20 reais para cada real postado.
- Starman encerra campanha e vai servir na reprodução no haras Depiguá

Agosto.
- No mês de agosto foi realizada apenas uma programação. O XVº Clássico Roberto Sá.
- Rio Miranda com F.H.Costa deu mais um passeio na pista pernambucano e não tomou conhecimento dos adversários. Rio Miranda venceu com uma diferença de mais de 12 corpos ficando o favorito Urso Polar na formação da dupla.
- No 6º páreo Onegin é desclassificado em favor de Campus Drive.
- Cabo de Aço ganha mais uma linda corrida, mas teve a lesão dos tendões agravada e encerrou a sua promissora campanha.
- A teatróloga Geninha da Rosa Borges é homenageada na 53º corrida de pônei que teve a vitória de Maçã com mais uma precisa condução de Wilkle Xavier.
- Com uma forte lesão no sesamoide, o alazão Tatamovicht é operado no Recife

Setembro com dois programas
- No dia 16 de setembro é disputado XIº Grande Prêmio Manoel Medeiros.
- Charmant com grande estilo derrotou os favoritos Super Purse e Urso Polar.
-M.Silva fez uma corrida impecável no dorso de Chamant que foi apresentado na pista pelo treinador M.Ferreira.
-Após oito anos afastados das atividades de treinador no turfe cearense, Francisco Alberto de Melo Viana (F.A.Viana) voltou a exercer as suas funções no turfe, e a sua ré-estréia foi no festival do XIº Grande Prêmio Manoel Medeiros, com o animal Investment Grade no 8º páreo, Clássico Newton Vieira de Vasconcelos.
- A pônei Maçã, é bicampeão da prova especial Ana Maria Conceição Valença.

- A 6º corrida foi realizada no dia 30 de setembro com uma programação de seis páreos. Foi disputado o Iº Clássico APCCPE – Schincariol,  sendo cinco de psi e um de amimais da raça pônei.
- O Stud Savigor estreia na Madalena com os animais Speed War e John The Doctor, e ambos saem vencedores. Speed War venceu o 4º páreo prêmio Nox Heights e John The Doctor venceu o clássico com F.H.Costa no dorso.

Outubro
- Vuole Soldi estrteia na Madalena, e vence o VIIIº Clássico Marco Sire Cortez.
- Ed American tem estreia vitoriosa no clássico Waldemir Miranda Filho
- Correndo em turma fraca, Quanto Mais vence na Madalena..
- Tenk Boy com Alan maciel no dorso estreia vencendo na programação.
- F.H.Costa, M.Oliveira e o aprendiz Alan Maciel são os destaques da programação.
- O castanho El Lamein do Stud Guarani & Pierre do turfe cearense foi sacrificado após sofrer fratura exposta no anterior direito.
- O tordilho River Tiete é radiografado para avaliar lesão.

Novembro
- No dia 04 de novembro é realizado a XXIIº edição do Grande Prêmio Edisio Pereira.
- Freedon Forever do Stud Sampaio & Parente retorna a Madalena e vence fácil o Clássico Carlos Martins de Medeiros 1000 metros.
- Alan Maciel da um verdaeiro show no dorso de Vivano do Stud Irmãos Pereira ao levantar o 3º páreo prêmio Djalma Gomes.
- O clássico Severino Ferreira Maia que sempre foi disputado na distância de 2000 metros foi corrida como prêmio Severino Ferreira Maia na distância de 1.700 metros.
- Ed American mantém a invencibilidade e vence o clássico Edisio Pereira Filho no tiro de 1.300 metros.
- Roberto Alberto do Stud Primos & Amigos venceu o clássico Antonio Alves Pereira.
- Super Pruse com Z.M.Rosa no comando, vence o Grande Prêmio Edisio Pereira.
- O jóquei mirim Emerson Anderson ganha sua primeira corrida de pônei no dorso de Chankar.
- Chegam a Madalena os potros da geração 2010 do Haras Depiguá.
- As atenções do turfe pernambucano se voltam para a realização do 44º grande prêmio Bento Magalhães no inicio de dezembro.
- O titular do Haras Depiguá Dr. Carlos Baltar, desiste da candidatura a presidência do Jockey Club de Pernambuco.

Dezembro
- O mês começa com a realização do festival do 44º grande prêmio Bento Magalhães.
- As corrida são realizadas no sábado dia 01 e domingo dia 02 /12.
- Belíssima Lá Rubia do stud Asa Branca vence o páreo de abertura em final dramático derrotando Caixa Preta no fotochart.
- A imprensa do turfe é homenageada na programação do dia 01/12.
- Jobi com Z.M.Rosa venceu o grande prêmio Manoel Medeiros.
- O jóquei J.Júlio reclamou de prejuízos sofridos por Onegin, mas a comissão de corridas confirmou o páreo em favor de Jobi
- É realizado o primeiro Bentinho com animais da raça pônei na distância de 600 metros.
- A poucos metros do vencedor o pônei Stylus do Stud FM, derrubou o jóquei Emerson Anderson ficando a vitória com Chankar conduzido por Diego soares que substituiu de última hora Roberto Lima.
- O aprendiz pernambucano Anderson Paiva é uma das atrações da programação. Andersom venceu duas carreiras com Burilado no sábado e Phyllipus no domingo. Ambos do Stud F&C.
- Tettore vai para a quinta vitória consecutiva após voltar de fraca atuação no hipódromo da Gávea.
- John The Doctor é adquirido pelo Stud São Nicolau, e vence o Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira.
- Em uma chegada polemica Ed American (A.Queiroz) e Freedon Forever (N.Cunha) deu Ed American com vantagem de cabeça e pescoço.
- Super Purse e Vuoli Soldi repete a dupla do Edisio Pereira, mas por pouco Vuoli Soldi não surpreende o vencedor.
- No dia em que completou 15 anos, o aprendiz Alan Maciel disputou o seu primeiro Bentão chegando na terceira colocação com Tank Boy.

- No dia 16 /12, é realizado o último grande prêmio do ano. Tatamovitch, que já vinha de um bom quarto lugar no Bentão, é a grande surpresa da programação e faz uma corrida brilhante sob a condução de F.H.Costa.
- Onegin quebra a invencibilidade de Ed American ao levantar com muita autoridade o 6º  páreo prêmio Comissão de Corridas do JCP.
- Vindo de recuperação, decreto vence fácil o 4º páreo em 1.400 metros.
- Com exame pronto para embarcar para Cidade Jardim, Gambetero faz a festa dos titulares do Haras Bongy, marcando a despedida do presidente Luiz Roberto Medeiros que passou o bastão para Paulo Paiva titular do Stud São José dos Bastiões.
- Novo Jockey do Ceará tem data de inauguração cancelada para o dia 13 de abril de 2013.