quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Retrofit: Sócios do JCB impõem derrota histórica ao Presidente Carlos Palermo.

Com excelente presença do quadro social, 457 sócios votaram ontem, 09/12, na AGE do Retrofit da Sede Social do JCB, no Centro da Cidade.
A assembleia transcorreu em clima cordial, e logo após a abertura da mesma foi realizada a apresentação do projeto por um dos vice-presidentes do JCB. Imediatamente após, foi disponibilizado de forma imparcial e democrática pelo presidente da Mesa a oportunidade de diversos sócios realizarem seus comentários. O mais aplaudido foi do Advogado José Calixto Uchôa Ribeiro, que se mostrou contrário à aprovação da proposta do retrofit, devido à falta de transparência no processo licitatório, informando que os sócios além de não terem tido acesso ao processo, sequer foram informados sobre quais foram as 23 empresas que, segundo a presidência, foram convidadas. Informação que até agora não foi disponibilizada pelo Jockey Club. 
Também em cordialidade, foi o período de votação.
Terminada a apuração da AGE, quase às 23:00 h, a contagem de votos contabilizava que 289 (63%) sócios votaram contra e 168 (37%) à favor do Retrofit, nas 8 urnas de votação e em todas elas o contra venceu. 
Segundo apuração no local, a grande maioria dos sócios é a favor do Retrofit - aliás previsto no Plano de Investimentos do Jockey - mas o que chama a atenção era de que a proposta que a diretoria queria aprovar era bastante diferente do proposto pelo edital de licitação, tanto financeiramente quanto em relação aos andares que antes estavam previsto para os sócios utilizarem, e agora já não o são mais. Porém, o assunto mais predominante nas conversas entre os sócios durante a AGE era para a total falta de transparência em todas as etapas deste processo de licitação. 
A reportagem da ACPCPSI acompanhou de perto o desenrolar da assembleia e entrevistou alguns associados. "Vim votar devido ao pedido de um diretor do Jockey, amigo de longa data, mas acho que acabei me expondo demais depois desta derrota", falou um sócio que não quis se identificar. 
"Não costumo frequentar as AGE's e AGO's, mas como esta envolvia o risco de entregarmos a nossa sede social por um preço que julgo vil, e ainda pela total falta de transparência desta licitação, vim aqui votar contra", disse um sócio identificando-se como Antônio, sem citar seu sobrenome.
"Só as 250 vagas de garagem que ficarão com o locatário já são quase o valor que querem nos dar. Não concordo" falou um sócio ao passar rapidamente pela nossa reportagem sem que desse ao menos para perguntar seu nome.
Um sócio, arquiteto, que se disse ser funcionário da divisão de engenharia da Caixa Econômica Federal, afirmou: "Com 160 milhões nós reformaríamos dois prédios com as características do nosso e ainda sobrariam recursos para adiantar bastante o retrofit de um terceiro. Há algo de errado nesta avaliação". 
Uma senhora que estava bem agitada se mostrou indignada com o fato de um dos Vice-Presidentes que fez intervenções em nome do JCB, conhecido crítico do mandato do ex-presidente Lecca, ter exaltado o nome de Luis Eduardo da Costa Carvalho como sendo pai do retrofit. A associada, que disse abertamente ter votado no Lecca na eleição passada, não escondeu que ao sair de casa estava disposta a aprovar o projeto mais que diante de tanta "hipocrisia" (palavra que pronunciou repetidas vezes) mudou o seu voto. "Não gostei dessa abordagem, não foi elegante, por conta disso ainda convenci minha amiga a mudar também o voto", disse indignada ao se afastar de nossa reportagem.   
Com o resultado da assembleia, agrava-se a situação da presidência do clube e de alguns vice-presidentes, notadamente aqueles mais pertos do presidente Carlos Palermo, todos já bastante criticados por muitos sócios pela total falta de transparência que tem conduzido os contratos de locação na gestão atual e também pela total falta de diálogo com o quadro social, cada vez se distanciando mais do que foi a sua principal bandeira na eleição.
Credito da foto: Site JCB
Diretoria da ACPCPSI - Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro Sangue Inglês.