sexta-feira, 24 de outubro de 2014

MUITA MOVIMENTAÇÃO NA RAIA NA TARDE DA SEXTA-FEIRA 24/10.Vuole Soldimontaigner avenuer

Todos de olhos atentos nos treinos dos animais.
Muita movimentação na raia pernambucana, nessa tarde de sexta-feira, com a presença de muitos proprietários, treinadores e turfistas que querem saber tudo sobre os animais que deverão correr as provas clássicas até o final do ano. 
Sempre quando vai se aproximando as festividades do grande prêmio Edisio Pereira e Bento Magalhães, o movimento nos bastidores aumentam consideravelmente e esse ano com a vinda dos jóqueis J.Ricardo, A.Domigos, A.Queiros, W.Bland, O aprendiz A.Maciel, destaque da escola de formação de jóqueis do turfe carioca que estará de férias  a partir do dia 20 de dezembro. Os nomes de  J.Aparecido e Nelito Cunha, também são cogitados para vir atuar no Recife no final do ano. Na movimentação de hoje à tarde foram para raia os animais.

Stockholder, com Fábio Silva. Fez um galopão de 2.400 bem à-vontade. Chegou muito bem na ponta dos cascos.
Stockholder saindo da raia apos galope.
Vuole Soldi. Galope largo de 2.400 metros com M.Oliveira.
Vuole Soldi: galope de mais pra mais com M.Oliveira.
Ballian. Largou de galope largo dos 2000 metros, abordou os 800 finais em 51.s, com Fábio Silva no dorso.
Concept. Com W.Gomes também galopou forte.
Do Stud Remar,  foram para raia os animais Uluru, Montaigner Avenuer e Tank Boy. Todos fizeram galope de mais pra mais.
Também foram na pista os animais, Fofo Corredor, com J.Júlio, Aeternus Fulgor, com o aprendiz A.Neto. Just Alone e Doctor Stoke, Stud Corte Real e Quebonitoé, que deverá estrear com a farda do Stud São José dos Bastiões.
Montaigner Avenue com L.Henrique.



UMA DOAÇÃO DE PESO PARA O TURFE PERNAMBUCANO.

Um grande presente para o turfe pernambucano.
Com aquisição de novos partidores, o antigo partidor que vinha sendo utilizado no Jockey Club de São Paulo, foi doado para o Jockey Club de Pernambuco. Essa grande conquista foi um pedido realizado pelo Dr. Carlos Baltar, titular do Haras Depiguá, ao superintendente de turfe do Jockey Club de São Paulo, Dr. Beto Marinho que viabilizou a doação.
O atual partidor que é usado no turfe pernambucano comporta no máximo de 10 animais, com a vinda do novo partidor, esse número comportará até 12 animais.  A direção do Jockey Club de Pernambuco já está tratando do transporte desse mais novo equipamento que deverá chegar  no final de outubro ou início de novembro. Também serão providenciadas as novas adaptações no trator que vai tracionar o novo equipamento.

Sem dúvidas, foi uma grande doação para o nosso turfe, agora vamos ter um partidor bem mais moderno que o nosso atual, e vai aumentar o número máximo de animais em provas clássicas e grandes prêmios. Se tudo de certo a largada do grande prêmio Edísio Pereira, no dia 22 de novembro, e o Bento Magalhães no dia 21 de dezembro, este com a presença  já confirmada do jóquei  J.Ricardo, serão com o novo partidor. Falou por telefone o diretor administrativo do JCPE, Luiz Sérgio Paiva, que em nome dos turfistas pernambucanos agradeceu ao superintendente de turfe Beto Marinho.

AÉCIO NEVES – A OPORTUNIDADE QUE O TUFE BRASILEIRO PRECISA TER.

Transcrito do Site Raia Leve.
Aécio Neves: Candidato a presidente da republica.
Em conversa com o ex-deputado federal Marcio Fortes, coordenador de sua campanha no Rio de Janeiro, o presidenciável Aécio Neves, dentre vários assuntos em pauta, mostrou total sensibilidade para com a atual situação do Turfe Brasileiro. Ao ser posicionado sobre o decréscimo de criadores de cavalos de corrida (eram 1.500 em 1991 e atualmente são apenas 350), dentre vários outros indicadores assustadoramente negativos que lhes foram informados, entendeu a situação crítica em que está a atividade está vivenciando. Verificou logo que esta situação só acarreta mais desemprego nas áreas rurais. Para Márcio Fortes, Aécio Neves, mais uma vez mostrou-se solidário com a nossa atividade. Reconheceu que o turfe merece atenção muito maior por parte do governo federal, não só pela importância do número de empregos diretos gerados pela atividade, como também pelo que contribui nas áreas interligadas (laboratórios de medicamentos, indústria de rações, de adubos, etc).O turfe, ademais, se insere na indústria do entretenimento, talvez a que mais cresça no mundo atualmente.
Aécio, informou a Marcio Fortes, que por tudo que representou e ainda representa para o Brasil, a atividade turfística, com toda certeza, merecerá a devida atenção do governo federal caso eleito, de modo a que possa, em curto prazo, voltar e até superar o patamar que tinha no início da década dos 90. Ele, se eleito,assumiu o compromisso de se empenhar pessoalmente para que tal aconteça.

Da Diretoria

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ALUNOS DA UFRPB, VISITAM O JOCKEY CLUB DE PERNAMBUCO.

Alunos da UFRPB.
Os alunos dos cursos de medicina veterinária e os do 7º período de zootecnia, da Universidade Federal da Paraíba,  visitaram nessa quinta-feira 20 de outubro as dependências do Jockey Club de Pernambuco. A visita técnica foi planejada pela professora  Lindomárcia Costa, titular da cadeira de equideocultura. Os mesmos conheceram todas as instalações do Jockey, como raia, Padock, arquibancadas, as cabines de imprensa e comissão de corridas. Em seguida tiveram a oportunidade de ver alguns animais sendo exercitados na raia, e visitaram várias cocheiras, onde ouviram palestras de treinadores sobre o dia a dia dos bastidores do turfe e treinamento dos animais. Também conversaram muito com cavalariços que é quem tem mais contato com os animais. A professora afirmou que o objetivo da visita técnica, é conhecer o maior número possível de raças de equinos, mostrar as diferenças genéticas e estudar conformação e manejo dos animais. O estado da Paraíba não tem hipódromo, por isso se fez necessário o deslocamento até Pernambuco para mostrar raças como o PSI, e também como é feito o manejo dos mesmos. A mesma afirmou que o Jockey Club de Pernambuco foi uma indicação do professor Hélio Manso, da UFRPE.  Tivemos uma tarde muito proveitosa em termos de aprendizado. Disse a professora Lindomárcia Costa, que aproveitou para agradecer a direção do Jockey  e aos profissionais pela recepção aos alunos.
Aula na cocheira do haras Depiguá.
A visita encerrou com a palestra do treinador M.Ferreira, nas cocheira do
Stud São José dos Bastiões


SÁBADO COM CINCO PÁREO EM FORTALEZA.

O Jockey Club de Fortaleza realizara no sábado 25 de outubro, uma programação com cinco páreos, sendo quatro de animais PSI, e uma penca de desafio entre PSI e Quarto de Milha na distancia de 301 metros. A programação terá inicia às 14h3omin, com uma prova na distancia de 1000 metros com a inscrição de oito competidores. O principal páreo da programação o 4º páreo em 1.100 metros, vão correr os velocistas Vogante, do Haras Forquilha de Maranguape, Adromeda Lover, do  Stud Magi, Valoroso, propriedade do Stud Santa Lúzia e Frota e Ed America que também pertence ao stud Magi. As quatro provas de animais PSI, serão em homenagem aos profissionais, Francisco Viana (Pantico), F. Haroldo, reimir Carvalho e Laime Lemos.

Programação.

1º páreo 1000 metros 14h30min.
Prêmio: Francisco A.M.Viana (Pantico)
1- Camomila Cat        54Kg  R.P.Silva ap-3
2- Cognac Boy            56Kg  F.H.Lima  ap-3
3- Hint Of Mister        53Kg
4- Ranger Rover         52Kg  F.H.Costa
5- Princcess Simone  54Kg N.A.Silva  ap-3
6- Cittadinaza             52Kg  J.P.Cunha ap-3
7- Convocada              54Kg H.Melo
8- Quebecoise            54Kg  D.P.cunha ap-3

2º páreo 1.400 metros  15h10min.
Prêmio: Francisco Haroldo F.Saboya.
1- Urano King                   56Kg  E.G.Silva
2- Gigante                         56Kg  N.A.Silva
3- Kig Of Maranguape     55Kg F.H.Costa
4- Prince Noir                   56Kg H.Melo
5- Cigliano                         56Kg J.P.Cunha ap-3
6- Caudilho                        56kg R.P.Silva ap-3

3º páreo 1.300 metros 15h50min.
Prêmio: Reimir Carvalho Ferreira (Polaco)
1- Hortelã do Campo      54Kg J.P.Cunha
2- Has It Done                  53Kg F.H.Costa
3- Sorella de Riva             54kg E.G.Silva
4- Cuitelo                           53Kg N.A.Silva
5- Campeão Pedroca       53Kg  H.Melo

4º páreo 1.100 metros  16h30min.
Premio: Jaime de Almeida Lemos ( Meréu)
1- Vogante                        56Kg F.H.Costa
2- Adromeda Love           56Kg E.G.Silva
3- Valoroso                        57Kg J.P.Cunha ap-3
4- Ed American                 53Kg R.P.silva ap-3

5º páreo 301 metros 17h10min.Penca Quarto de Milha/PSI.
1- Corona Fly Dash AFW    50Kg J.Pichula
2- Flower For Me                 50Kg J.P.Cunha
3- Liquid e Certo                  50Kg E.G.Silva




quarta-feira, 22 de outubro de 2014

NOS BASTIDORES DO TURFE PERNAMBUCANO.

A espetacular vitória de Vuole Soldi no GP Manoel Medeiros foi o assunto mais comentado nos bastidores do turfe pernambucano. Com inscrição confirmada no GP Edisio Pereira, muitos treinadores estão vendo e revendo o vídeo do Manoel Medeiros, pois já sabem que terão um adversário de peso.
Vai para o Edisio.

- M. Oliveira, que deu extraordinária condução a Vuole Soldi, deverá ser novamente o jóquei do filho de Public Purse no Edisio Pereira, mas vai ter que cuidar do peso.

- A égua Clever Miss, vencedora das duas primeiras provas da Tríplice Coroa pernambucana, teve a campanha encerrada. Clever Miss foi diagnosticada com fratura num dos joelhos, lesão que a tirou da disputa do titulo. Thiago Godoy, um os titulares do Stud R & R, não confirmou, mas existe grande possibilidade de a filha de Hard Buck, que tinha um futuro promissor nas pistas, ser enviada para
Clever Miss:  vai para reprodução
reprodução.

- A boa promoção do Jockey Club de Pernambuco com o Haras Bongy, “Seja catedrático do XIII GP Manoel Medeiros”, fez muito sucesso entre os turfistas e poderá ser repetida nos GPs Edisio Pereira e Bento Magalhães. O turfista Niltinho  Brederodes foi o catedrático do Manoel Medeiros, acertando a Quadrifeta por aproximação. O kit de premiação alusiva ao evento já está à disposição do ganhador.

- Foi um verdadeiro milagre o animal Dutch Harbour ter escapado do acidente sofrido no 6º páreo da programação do Manoel Medeiros. Sofreu algumas lesões e só deverá voltar às atividades no próximo ano. O jóquei F. E. Souza, que montou Dutch Harbour, disse que foi grande o susto. Em Fortaleza, Ducht Harbour costuma abrir para a raia de fora, mas dessa vez foi de encontro à cerca interna.
F.J.Souza com Dutch Harbo nos trabalhos de alinhamento.
- O titular do Stud Ribeirão, Clovis Paiva, adquiriu 50% de Fukugawa, alazão do Stud Sampaio, terceiro colocado no GP Manoel Medeiros. Mesmo quebrando o selim logo após a partida, Z. M. Rosa ainda conseguiu boa colocação com o filho de Special Nash.

- Os turfistas pernambucanos tomaram um susto com a queda do jóquei J. Ricardo no dia 19/10 em Palermo. Ricardinho tem presença confirmada na festa do Bentão 2014 no dia 21 de dezembro no Recife. O prado da Madalena deverá receber o maior publico dos últimos 10 anos.

Kaepernick com o seu jóquei
e treinador F.J.Souza.
- Na semana que antecedeu ao festival do GP Manoel Medeiros, dois animais foram diagnosticados com problemas de cólica e estavam praticamente fora da programação. Na quinta-feira, Aristocrata, do Stud Cariri do Recife foi atendido pelo Dr. Luiz Roberto Medeiros, médico veterinário e titular do Haras Bongy. Na sexta-feira, foi a vez de Kaepernick, do Stud Parente, que já tinha enfrentado cansativa viagem para o Recife. Os dois correram no domingo e ambos venceram e dois animais do Haras Bongy formaram a dupla. Coisa que só acontecem no turfe pernambucano.

- As apresentações do tordilho Tikatche (Stud  São José dos Bastiões) vêm tirando o sono do treinador M. Ferreira. Com um excelente trabalho de 34s nos 600 metros, na semana do Manoel Medeiros, Tikatche decepcionou mais uma vez.  Deverá voltar para Cidade Jardim.


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

VUOLE SOLDI FOI O MELHOR NO XIII GRANDE PRÊMIO MANOEL MEDEIROS.

A família Medeiros realizou mais uma grande festa para o
grande turfista que foi Dr. Manoel Medeiros. Vuole Soldi, é
 recebido com festa pelo seus proprietários e a família do
homenageado.
O turfe pernambucano viveu mais um dia de emoção com a disputa do XIII GP Manoel Medeiros. A programação, com alguns percalços, começou pela manhã e finalizando às 17h20, com a Prova Especial Ana Conceição de Aguiar Valença, reservada a animais da raça pônei. O principal páreo da programação GP Manoel Medeiros, foi vencido pelo alazão Vuole Soldi, com impecável  condução do jóquei M. Oliveira.
Aberto os boxes, vários animais saíram brigando e a primeira colocação só foi se definindo após 150 metros, onde Montaigne Avenue abriu pequena vantagem para Olympic Leader. Depois, vinham, nesta ordem, Fukugawa,  Grand Central, Trick Indy e os demais. Na primeira passagem pelo espelho, Fukugawa assumiu a dianteira e seguiu ensinando o caminho - mesmo com o jóquei destribado – até os 600 metros finais, onde Grand Central passou a brigar pela liderança. Vuole Soldi, que até ali corria acomodado, passou de golpe para quarto, já ameaçando os demais. Na reta final, o jóquei M. Oliveira procurou a raia de fora e Vuole Soldi foi ultrapassando os adversários um a um, até dominar a corrida. Nos 200 finais, seu jóquei já vinha administrando a liderança. Na briga pela dupla, vantagem de Grand Central sobre Fukugawa, que ficou em terceiro. Olympic Leader foi o quarto colocado, seguido de Camp Nou, Trick Indy, Hard Prospector, Intuition e Montaingne Avenue.
De propriedade do Stud L & M, Vuole Soldi, filho de Public Purse, foi apresentado pelo treinador M. L. Maciel e já é nome certo no campo do GP Edisio Pereira do próximo dia 22 de novembro.

100% de aproveitamento.
Aristocrata, com F. Benone, que também é seu  treinador, deu um passeio nos 1.100 metros do Clássico Zélia Dias Medeiros, 7º páreo, assinalando 66s4 e arranhando o recorde, que é de 66s3, registrado em 2003 por I Love Dancer. Frajola formou a dupla. Com 100% de aproveitamento, F. Benone também venceu com Lampião de Birigui, derrotando Vantaggio em final disputado.
Aristocrata chegou perto do Record.

Com muito sacrifício, Beirut venceu o páreo de abertura, derrotando Donna do Gravatá em final de rigor. No 2º páreo, 2ª prova da Tríplice Coroa pernambucana, com a deserção da égua Clever Miss, que já havia vencido as duas primeiras provas, o páreo ficou reduzido a dois competidores. Dr. Marcação e Republica Velha, que venceu o páreo mais fácil da programação já que na reta de chegada Dr. Marcação cravou e terminou a prova a passo. Great Event, pilotado por A. C. Almeida, reapareceu com vitória, em final dramático, sobre Nohar, que entrou a reta final com pinta de vencedor.
No 4º páreo da manhã, Prêmio Ernani Pires Ferreira, Freedom Forever deu um passeio na raia sob a direção de Z. M. Rosa. Robinson Cruzoé formou a dupla, com Fofo Corredor em terceiro.
Valoroso não foi apresentado no 5º páreo, o que facilitou a vida de Just Alone, que só precisou ganhar de Missil, pois Artistic Quality ficou praticamente parado no boxe, largando com muito atraso.

Acidente.
No 6º páreo, o cavalo Dutch Harbor, que vinha ponteando a corrida desde a largada, na entrada da reta de chegada, alertado no lado direito pelo jóquei F. E. Souza, atirou-se para dentro e chocou-se contra a cerca e caindo no pião do hipódromo.  Após avaliação médica, o jóquei F. J. Souza, que teve muita habilidade para evitar acidente mais grave, montou no páreo seguinte e levou o estreante Kaepernick a uma sensacional vitória após emocionante disputa com a também estreante Sirigaita.

Pôneis
Na prova reservada a animais da raça pônei, também não faltou emoção: uma chegada de arrepiar entre Comanche (Wilkler Xavier) e Único (Luiz Henrique). O jóquei Diego Soares, de John Kiles, caiu na partida.

Resultados

1º páreo  1000 metros
Prêmio Foky.
1º Beiruti                           A.M.Marinho
2º Donna de Gravata       W.Gomes
3º Lutador                          F.Sales
4º  Decente Do Depiguá  L.Henrique ap-2
Venc (1)  R$ 1.10  dupla (12)  R$. 9.10     Tempo. 63.1s.
Beirut: Ganhou com muito sacrifício. 
2º páreo 1.700 metros
3ª Prova da Triplice Coroa 2014. Prêmio Haras Depiguá
1º Velha Republica      L.Henrique
* Dr. Marcação           W.Gomes
Vem (3)  R$ 1.10 dupla (32 ) R$. 1.50  Tempo  - Não correu Clever Miss.
* Não completou o percurso.
Velha Republica: Não esperavam que fosse tão fácil!
3º páreo 1.300 metros
Prêmio Alaô.
1º Great Event              A.C.Almeida
2º Nohar                     W.Gomes
3º Cape Canaveral        E.Lima ap-4
4º Flyness                       L.Henrique    ap-2
5º Comanfante Fhain   W.Santiago
6º Viril                             M.Silva
7º A Big winner              A.Neto  ap-3
8º George St. Pierre      A.M.Marinho
9º Jeux D’Amour            Fábio Silva
Vem (5)  R$. 5.10   dupla (54) R$. 25.30     Tempo 82.5s.
Great Evento: Foi no último galão!
4º páreo  1.100 metros.
Prêmio Ernani Pires Ferreira.
1º Freedom Forever      Z.M.Rosa
2º Robinson Cruzoé       L.Henrique  ap-2
3º Fofo Corredor            J.Júlio
4º Dancer New Man      L.Soares ap-2
5º Normandia Xis           E.Lima ap-2
Vem ( 1)  R$. 1.70 dupla (15) R$. 2.90  Tempo. 67.1s.
Freedom Forever: Voltando a brilhar na pista pernambucana.
5º páreo – 1.400 metros.
Prêmio Haras Bongy.
1º Just Alone           L.Henrique ap-2
2º Missil                    A.C.Almeida
3º Artistic Quality    F.Sales
Ven (4 )  R$. 1.40       dupla (42)     Tempo. 87.5s – Não correu Valoroso.
Just One: também teve vida fácil. 
6º páreo – 1.500 metros.
Clássico Newton Vieira de Vasconcelos.
1º Que Espetaculo    Z.M.Rosa
2º Gilcrease                Fábio Silva
3º Rad                          L.Henrique
4º Albore                 J.Júlio
* Dutch Harbor
Venc  (3)    R$. 1.60      dupla (34)    Tempo. 95.8s
 * Caiu na entrada da reta final.
Que Espetáculo: Mais uma para o Stud Sampaio e Ribeirão 
7º páreo – 1.500 metros.
Prêmio Olindina Medeiros.
1ºKeapernick        F.E.Souza
2º Sirigaita             F.Sales
3º Uluru                 L.Henrique
4º Aero-Bomb       Fábio Silva
5º Sabor Olimpico  E.lima ap-4
6º  Energia Experiente    W.Gomes
Venc  ( 1)  R$. 2.60      dupla (16)  R$. 15.40  Tempo. 95.6s.
Keapernick: Craque do turfe cearense. 
8º páreo 1.800 metros.
Chamada Especial:  Ricardo Medeiros  (Tio Bel).
1º Lampião do Birigui    F.Benone
2º Vantaggio                    L.Henrique
3º Vulcano Danz              A.C.Almeida
4º Spitfire                         L.Soares
5º Doctor Stoke               J.Júlio
6º John The Doctor         W.Gomes
Venc  (6)     R$.3.40      dupla (62) R$. 9.30  Tempo. 116.4s.
Vitória apertada de Lampião do Birigui no 8º páreo 
9º páreo 1.100 metros.
1- Clássico Zelia Dias Medeiros
1º Aristocrata          F.Benone
2º Frajola                  F.Sales
3º Uno Prospector  L.Henrique
4º Cacique Nobre    W.Gomes
5º  Goldolocks          Z.M.Rosa
6º  Tikatche               Fábio Silva
Venc (1)   R$. 7.80   dupla  (13)    Tempo. 66.4s.
Nos 250 finais Aristocrata já trazia a vitória assegurada.
10º páreo 2000 metros.
GRANDE PRÊMIO: MANOEL MEDEIROS
1º  Vuole Soldi           M.Oliveira
2º Grand central       J.Júlio
3º Fukugawa              Z.M.Rosa
4º Olympic Leader    W.Santiago
5º Camp Nou             Fábio Silva
6º Trick Indy              W.Gomes
7º Hard Prospector   M.Silva
8º Intuition                 F.Sales
9º Montaigner Avenue  L.Henrique
Venc  (2)  R$. 14.40  dupla (21)  R$. 41.20. Tempo. 132.s. Não correu Volver A Ganar.
Vuole Soldi: Que venha o Edisio! 
11ª páreo. Animais da raça pônei – 200 metros
Prova Especial:  Ana Conceição de Aguiar Valença.
1º Comanche    Wilkler Xavier
2º Único             Luiz Henrrique
3º Lucatone      Kleiton Lucas
4º Zorro             João Victor
*  John Kiles      Diego Soares
Venc  (5)   dupla (51)   Tempo. 21.7s  John Kiles. O jóquei caiu na partida.
Com a ótima condução de Will, Comanche vence a corrida dos pôneis.