sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Leandro Henrique, o novo dono da raia carioca

Leandro Henrique: O novo dono da raia.
Por favor. Não me falem em descarga de três quilos. E nem responsabilizem os páreos de índice técnico pelo sucesso do aprendiz Leandro Henrique. Isto seria tremenda injustiça com o garoto. Claro que ninguém é tão burro para não saber que a descarga favorece. Se não fosse assim ela não existiria para equilibrar as coisas entre os jóqueis experientes e os novatos. E também ninguém é ingênuo para não saber que as provas equilibradas por escala de peso beneficiam os pilotos leves. Mas, e o outro lado da moeda? Em qualquer esporte no Brasil, se um iniciante obtivesse, da noite para o dia, o resultado desta jovem promessa à mídia já teria estampado a sua biografia nas televisões, redes sociais e nos demais meios de comunicação. Os feitos notáveis do menino seriam tema nas mesas-redondas de esporte.
Mas, há muito tempo o turfe não sabe valorizar os seus ídolos. E se isso tem sido sempre foi assim, o que dizer então, das promessas de ídolo. Estes então, nem se fala. Na década de 70 e 80, Juvenal Machado da Silva e Jorge Ricardo, duas estrelas de primeira grandeza, foram responsáveis por manter os meios de comunicação de massa sempre vigilantes as suas proezas nas raias cariocas. Os recordes, os números, os duelos, enfim, tudo girava em torno deles para que o turfe conquistasse espaço nas páginas de esporte e nas televisões. Juvenal se aposentou. Ricardinho foi embora para a Argentina. Surgiram Dalto Duarte e Vagner Borges. Dois bons jóqueis, dois bons garotos. Porém, nunca se comportaram como ídolos carismáticos. Eles não sabiam como agir. Eles jamais receberam por parte dos dirigentes do Jockey Club Brasileiro, a orientação de como isto seria possível.  
Leandro Henrique está aí. Talentoso, trabalhador, educado e tranquilo. Começa a sua carreira, precedido da mesma fama que Neymar tinha quando subiu para o time profissional do Santos Futebol Clube. Todos sabiam que Neymar Júnior era acima da média do jogador de futebol comum. No turfe todos avisaram quando Leandro chegou de Pernambuco que o seu sucesso era inevitável. Se os treinadores de Neymar ficaram encantados como ele nos primeiros treinos coletivos, o mesmo aconteceu com Leandro. O professor da escola de aprendizes, Marcelo Cardoso fez os maiores elogios a ele, numa conversa particular comigo. “O menino tem tudo de bom. E não falo apenas pelo aspecto técnico, que é indiscutível, mas também pelo caráter e comportamento”, afirmou Cardoso com a autoridade de ter sido um dos jóqueis mais bem sucedidos do Brasil.

O turfe carioca deve apostar as suas fichas no garoto. Ele deve ser blindado contra as más influências. Ele precisa ser orientado com relação aos cuidados necessários da profissão. No início da carreira de Neymar, a diretoria do Santos disponibilizou psicólogo, nutricionista, fisiologista, preparador físico, enfim, tudo para que ele desse os seus primeiros passos no futebol. Os dirigentes do Jockey Club devem fazer o mesmo com a nova joia do turfe carioca. A caminhada de Leandro Henrique depende mais dele próprio do que de qualquer pessoa. Afinal, ele tem o respaldo da família, um bom agente de montarias, Danilo Aglio, e um instrutor competente, Marcelo Cardoso.
Mas, seria bom também, se o Jockey Club Brasileiro lhe desse tratamento especial. Um tratamento de estrela. Leandro Henrique é a melhor aposta do turfe carioca na atualidade. O menino prodígio pode levar o esporte de volta a mídia em geral e aos meios de comunicação de massa através do seu deslumbrante talento para montar. E com um detalhe mais importante: trazer jovens e crianças ao prado, todos curiosos para ver em ação o menino que desbanca os marmanjos no manejo das rédeas. A nova televisão do Jockey Club vai estrear em breve. E pode eleger L. Henrique o protagonista desta nova era.

Leandro Henrique lidera a estatística carioca com 29 vitórias, em menos de dois meses de temporada. Se por um lado, à descarga de três quilos e os páreos de índice técnico lhe favorecem, de outro ele enfrenta na raia alguns dos melhores jóqueis em atividade no turfe nacional. Leandro está longe de casa, longe da família, enfrenta a disciplina rígida da escolinha de aprendizes, que o obriga a acordar diariamente às 4h30m da madrugada. Trabalha das 5h até às 9h da manhã e depois ajuda nas tarefas da escola. Assiste a palestras sobre veterinária, filmes das corridas, e outros assuntos relativos à perigosa profissão de jóquei. Da noite para o dia saiu do anonimato para ser o rival número um de todos os colegas na raia. Enfim, o cara a ser batido.
por Paulo Gama - Site: Raia Leve.


Alan Maciel, M.L.Maciel, Stud 3 Irmãos e Indicativo são os lideres das estatísticas pernambucanas.

Alan Maciel tem muitos fãs na Madalena.
Com quatro reuniões realizadas, o jóquei Alan Maciel lidera com folga as estatísticas da atual temporada 2015/2016. Com as três vitórias na última reunião, Alan já soma 11 conquistas enquanto o segundo colocado F.Sales, que esta cumprindo suspensão de 60 dias, soma quatro vitórias. Na terceira colocação esta o aprendiz Gabriel Martins com três vitórias. F.Benone e W.Gomes ocupam a quarta colocação com duas vitórias cada. Com uma vitória, estão os jóqueis, A.C.Almeida, Fábio Silva e o aprendiz A.Siqueira.

Entre os treinadores os cinco mais bem colocados são: M.L.Maciel é o líder com sete vitórias. W.Maciel  vem em segundo com quatro
M.L.Maciel: Treinador.
vitórias. Com três vitórias, M.Ferreira ocupa a terceira colocação. Empatados na quarta colocação com duas vitórias estão os treinadores. I.Barbosa, J.A.Barros, e A.Magno. Na quinta colocação com uma vitória estão os treinadores. J.R.Cifuentes,  J.R.Santos, M.P.Silva e W.F.Nascimento.


O Stud 3 irmãos é o líder entre os proprietários com quatro vitórias. Com apenas um animal, o Stud Dudinha vem em segundo com três vitórias. Na terceira colocação com duas vitórias estão empatados os stud’s,  Bog Boss, Stud 13, Stud No Stress, Stud São José dos Bastiões e o Stud R&R.  Na quarta colocação vem os stud’s. C.M.L – Recife, Stud Anderson & Shofia, Stud Vermelho e Preto, Stud Irmãos Pereira, Stud Sonia & Hilton, Stud Pedrosa e Haras Bongy.
Stud 3 Irmãos: É líder entre os proprietários.
Indicativo, de propriedade do Stud Dudinha, venceu três corridas e é o líder entre os animais. Briliant King, Ximango do Sul (Invictos na Madalena) e Fantinato, somam duas vitórias cada. Aeternus Fulgor, Armani, Atomic-Law, Apollo Máximo, Be Much, Cacique Nobre, Eh Uchôa, Energia Groom, Galanteador, Ifigênio, Joe Dicaprio, Make May Day, Rad, Sirigaita, Tigre Artaxi e Viril, fecham a listra com uma vitória cada.
Indicativo: A fera do Stud Dudinha é líder com três vitórias.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Jornal do Turfe é proibido de circular no Jockey Club de São Paulo.

Jornalista Marcos Rizzom
Diretor do Jornal do Turfe.
O Jornal do Turfe – veículo impresso de turfe de maior circulação no Brasil – são 6 mil exemplares semanais –, teve sua circulação proibida neste fim de semana no JCSP por ordem do Presidente Eduardo Rocha Azevedo.

Segundo as primeiras apurações, ao que tudo indica, a proibição se deu pelas denúncias que o JT tem divulgado semanalmente sobre JCSP. 

Em agosto de 2011, o site Raia Leve, sofreu retaliação semelhante ao ver seu "link" excluído do site do JCSP. 

Tal situação só fez aumentar os acessos do Raia Leve, que atua sempre em defesa dos proprietários, criadores e profissionais do turfe.
O JT tem informado que o movimento de apostas segue estagnado, proprietários desistindo da atividade enquanto muitos outros enviam seus cavalos para o Rio de Janeiro, causando evasão de animais do hipódromo de Cidade Jardim.

O Raia Leve entende que censura nos tempos atuais é coisa absurda, retrógrada, não fazendo o menor sentido querer culpar os órgãos informativos sobre o fracasso de uma administração.

Seria como culparmos o “Jornal O Globo” e o “Estado de São Paulo” pela crise econômica Brasileira.
Da Redação/ site Raia Leve

Site JCPE repudia censura imposta pelo JCSP ao JORNAL DO TURFE
 Autor: Luiz Roberto
Por KARDINAL DA MADALENA
Solidarizamo-nos com o Jornalista MARCOS RIZZON, Editor do JORNAL DO TURFE, que teve seu excelente periódico proibido de circular no Jockey Club de São Paulo, em atitude arbitrária e contrária à todos os preceitos de legalidade e liberdade de expressão,  de autoria da Diretoria daquela Entidade promotora de Corridas de Cavalos.
Abaixo transcrevemos texto pessoal de nosso Diretor FÁBIO CÂMARA, ensejando nossa co-assinatura e apoiando irrestritamente todo o seu conteúdo:
“Repúdio à Proibição de Circulação do Jornal do Turfe no JCSP”
Caros leitores,
Venho, por meio da presente, externar fundada indignação frente à censura imposta à circulação do Jornal do Turfe no Jockey Club de São Paulo. Como colaborador desse periódico, sinto-me igualmente vilipendiado na onipresente e constitucional liberdade de expressão.
Minha história familiar dá-me respaldo para repudiar toda e qualquer forma de repressão descabida, já que vivemos num custoso regime democrático, em que as pessoas podem expor livremente o que pensam, sendo apenas vedado o anonimato.
Vivencio, de maneira muito próxima, a dificuldade que é levar à circulação o mais importante semanário sobre cavalos e corridas da América Latina, sempre no dilema de informar, falando a verdade, o que nem sempre agrada a todos. E o Jornal do Turfe presta esse serviço incomensurável à comunidade turfística nacional, por noticiar gratuita e semanalmente, com precisão, tudo o que diz respeito ao ex-esporte dos reis, atualmente combalido segmento de atividade econômica.
Acostumei-me a fazer amigos no turfe e, da forma atual, é como se eu não pudesse falar a eles o que penso. Não pudesse dizer o quão absurda e insustentável é a situação do turfe paulista, que não cumpre com o compromisso de pagar prêmios há pelo menos 8 meses e que, ao que consta, encontra-se em atraso também com os seus funcionários, tudo isso em troca de um planejamento tributário sufocante para a atividade, como tal, deveras perigoso para o presente e futuro do setor no Estado de São Paulo, haja vista o patente êxodo de animais, profissionais, criadores e proprietários.
Mas se engana quem acha que para mim, o turfe não tem solução, sobretudo que advenha diretamente da própria atividade através das apostas. O que precisamos é de: TRABALHO, PERSEVERANÇA, INTELIGÊNCIA, ACESSIBILIDADE, VISIBILIDADE e TRANSPARÊNCIA.
Por isso, conclamamos todos os turfistas brasileiros que tenham de fato apreço pelos cavalos de corridas, para que estejamos juntos nessa batalha diária de fomentar nossa paixão e para nos levantarmos veementemente contra essa forma de tentar impedir que a informação chegue ao seu verdadeiro destinatário, aquele que ama o Jockey Club de São Paulo e que não deseja vê-lo fechado definitivamente.
Então, turfistas paulistas, dentre os quais me incluo com prazer, chegou finalmente a hora de tomar uma atitude definitiva, legal e quiçá estatutária, antes que seja tarde demais.
É o que precisava ser dito, o que espero e o que estou disposto a colaborar para que aconteça.
Fábio Câmara
“JOCKEY CLUB DE PERNAMBUCO: A EMOÇÃO CORRE AQUI”

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Leandro Henrique segue deitando e rolando na Gávea.

Leandro Henrique. Líder da
atual estatísticas da Gávea.
Com indiscutíveis qualidades técnicas, experiência por já ter montado anteriormente em Pernambuco, e ainda descarga de três quilos de aprendiz, o garoto Leandro Henrique, mais uma vez, fez o que bem quis nas pistas cariocas. Na semana passada, a jovem revelação obteve oito vitórias. E, nesta semana, ele já ganhou cinco páreos, entre eles, dois claimings, com Licuri, de Maurício Cerqueira Monvoisin, e Don’t Say Maybe, do Stud Galope, dois páreos de índice técnico, com Flute, do Stud Yatasto, e Cartola, do Stud Santa Rosa de Lima, e um páreo de turma, com  Jet Set Event, de Sinval Domingues de Araújo. Vale lembrar que ainda serão disputados 10 páreos hoje à noite e L.Henrique monta em todos eles. O garoto já soma 26 vitórias antes do encerramento do segundo mês do ano hípico.

por Paulo Gama – site Raia Leve – 24.08.2015.

De ponta a ponta, Indicativo vence principal páreo na Madalena.

Festa do Stud Dudinha com a espetacular vitória de
Indicativo no 5º páreo.
Conduzido por Alan Maciel, que foi um dos destaques da programação vencendo três dos cinco páreos disputados por animais PSI, Indicativo venceu de ponta a ponta o principal páreo da programação do turfe pernambucano, que mais uma vez recebeu um bom publico. Indicativo tomou conta da corrida durante todo percurso, só tendo mais trabalho na reta final quando os animais Make My  Day, favorita do páreo, e Passo de Ouro partiram para tentar a vitória nos 300 metros finais. Indicativo que não tinha feito um bom apronto na semana devido um dos aparelhos usados no animal ter soltado foi apresentado na raia em excelente estado de corrida pelo treinador W.Maciel. Make My Day, que vinha de uma extraordinária vitória na estreia, formou a dupla com Passo de Ouro que corria muito longe até a entrada da reta final completou a trifeta.

Tríplice Coroa.

No 2º páreo foi disputada a primeira prova da tríplice coroa pernambucana, Prova Especial Mossoró. Joe Dicaprio, com Alan Maciel venceu de poste aposte sem levar susto. Amor Infinito, com W. Gomes, no final ainda tentou uma reação, mas Joe Dicaprio que defendeu a farda do stud 13 chegou ao espelho com uma vantagem de mais de quatro corpos para Amor Infinito. Eh maravilha, completou a trifeta, com Eh Ocara na quarta colocação. A estreante Atraida não teve um percurso muito feliz, e finalizou na quinta colocação, com Eh Bomdemais, na última colocação.

No 3º páreo, mais uma vez deu Alan Maciel, desta vez com Rad, animal do Stud Pedrosa. Nos metros finais, Hard Propspector garantiu a formação da dupla ao livrar uma diferença de ponta de focinho para Disney king.  Com a condução do aprendiz de quarta categoria, Gabriel Martins, Ximango do Sul venceu com uma forte atropelada o 4º páreo disputado na distancia de 1.200 metros.  Uma Paraguaia, com Alan Maciel formou a dupla.

No páreo reservado aos animais da raça pônei,  Chankar  reapareceu e venceu uma linda corrida após reagir ao domínio de Menino lindo, que dominou a corrida até os 50 metros finais. O garoto Ruan Borges que estreou no dorso de Chancar,  nas corridas de pônei, comemorou muito com os familiares a sensacional vitória.

Resultados

1º páreo 1.500 metros – Prêmio A-Laô / Felma
1º Be Much                 F.Benone
2º Energia Emirates  G.Martins ap-4
3º Nature Valley        A. Maciel
4º Aero-Bomb            W.Gomes
Venc. (1) R$. 4.10  dupla R$. 30.40.   Tempo  98.5s.
Vitória de Be Much no 1º páreo.
2º páreo  1.400 metros –Prova Especial Mossoró -  Iº Prova da Tríplice Coroa Pernambucana  .
1º Joe Dicaprio           A.Maciel
2º Amor Infinito         W.Gomes
3º Eh Maravilha          A.C.Almeida
4º Eh Ocara                 F.Benone
5º Atraida                    A.Siqueira
6º Eh Bomdemais      G.Martins
Venc  (4) R$. 2.20  dupla (42) R$. 3.30.
Vitória fácil de Joe Dicaprio na 1º Prova da Tríplice Coroa Pernambucana.
3º páreo  1.500 metros  - Prêmio Avançada / Farfante.
1º Rad                         A.Maciel
2º Hard Prospector  W.Gomes
3º Disney king            G.Martins ap-4
4º Albore                     F.Benone
Venc. (3) R$. 2.00 dupla (34) R$. 3.50.  Tempo 96.9s.
Rad: Um passeio com Alan Maciel.
4º páreo  1.200 metros  - Prêmio Balthazar / Gemi  Tour.
1º Ximango do Sul     G.Martins AP-4
2º Uma Paraguaia      A.Maciel
3º Aeternus Fulgor     F.Benone
4º Dá-Lhe Safira          J.Lima AP-3
5º Orvalho                   A.Siqueira AP-4
Venc. (4) R$. 2.80  dupla (45) R$. 4.80. Tempo 76.1s.
Ximango do Sul continua invicto na Madalena.
5º páreo 1.400 metros  - Prêmio  It’s A King.
1º Indicativo              A.Maciel
2º Make My Day       F.Benone
3º Passo de Ouro      W.Gomes
4º Cigliano                  A.Siqueira AP-4
5º Mucuripe               G.Martins AP-4
Venc. (5) R$ 2.50  dupla  (52) R$, 3.00.  Tempo 91.6s. Não correu Juca Bala.
Indicativo: A grande surpresa da programação. 
6º páreo 200 metros – Animais da raça pônei.
Taça: Thais e Eduardo Luiz Filho.
1º Chankar                Ruan Borges
2º Menino Lindo      Antony Cardoso
3º Avaré                    Igor Alexandre
4º Tonico                   Carlos Borges
5º Pintadinho            David Silva
* Pretinho
Venc. (5) dupla (56)  tempo 20.4s   * Pretinho. O Box não abriu.
Foi no último pulo que Chancar derrotou Menino Lindo.