sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O COMENTÁRIO DE LAUDENOR SECUNDINO PRA 3ª CORRIDA DA TEMPORADA 2013/2014.


Laudenor Secundino.

Neste domingo (25/08/13) o JCPE realiza mais uma reunião desta feita o tradicional XVI Clássico Roberto Sá, que será percorrido na distancia de 1900m, todos os páreos de domingueira serão em homenagem a saudosas pessoas. Teremos ao todos oito páreos de PSI e um da raça pôneis. A programação esta marcada para começar as 13h00min e termino previsto para as 17h00min, um bom público como de costume é aguardado.

Comentários e Indicações:

1º Páreo – 1100m – Prêmio Edgar Franco de Sá
Páreo duro logo na abertura da domingueira, vamos com Speed War que parece ter encontrado um bom padrão de corrida, Robinson Crusoé voltou correndo com agrado e pode se fazer na frente, Obrero vem boa apresentação e tem sua parcela de chance, Ramatuelle era muito jogado e correu pouco tende a melhorar, Next Flight se não pegar a frente dificilmente chega.
Speede War / Robinson Crusoé

2º Páreo – 1500m – C.E. Laboratórios Gilson Cidrim
Mazeltof vem correndo bem em turma bem mais fortes aqui é força destacada, Validita ainda não reeditou suas apresentações da Gávea por aqui, Ferreiro muito sempre esperado, Uirapuru trocou de proprietário e tende a melhorar.
Mazeltof / Validita

3º Páreo – 1100m – Prêmio Cleonice Franco de Sá
Frajola ostenta forma invejável e deverá vencer mais uma e seguir invicta, Afilhado do Sissi reaparece em páreo ao seu agrado e deverá chegar na dupla, Noted não correu bem na ultima mais, é perigoso e pode surpreender, Olympic Tiger sempre esperado pouco apresentou por aqui.
Frajola / Afilhado do Sissi

4º Páreo – 1.300m - Prêmio Vereador Eriberto Rafael
Feruccio Mio vem de boa vitoria em páreo semelhante e deverá ir a repetição, Ray Famous secundou ao nosso indicado podendo repetir a formula por aqui, Zucco foi ao Ceara e pouco correu por lá, parece gostar mesmo daqui onde sempre aparece com chances, Take The Money estreia depois de inatividade de mais de 1 ano, fica para a próxima assim como Porto Castelo que apesar da raça nos parece dodói.
Feruccio Mio / Ray Famous

5º Páreo – 1100m – C.E. José Vicente de Araújo
Páreo cheio que deverá sair rachado, vamos com Hannon que vem de boa corrida em distancia contraria, A Big Winner se pegar a frente chegará brigando, Red Stone pega páreo a seu gosto e pode ser uma surpresa, Xtra’r tem estreia comentada pelo apronto pode surpreender nossos indicados, os demais só como surpresas.
Hannon / Red Stone

6º Páreo – P.E. Taça Paulo Lomachinsky
Desafio de velocidade entre duas máquinas de correr, ambos vem de fracassos, Freedom Forever no Ceara e Uno Prospector em distancia contraria aqui na Madalena, por puro palpite vamos com Freedom Forever por mínima vantagem.
Freedom Forever / Uno Prospector

7º Páreo – 1800m – Premio Costrutora Correia & Peixoto
Pimentinha Friend estreou bem, depois foi ao clássico e fracassou, volta a turma e pode ir a foto, Zakat parou para baixa de turma esta uma pintura além de bom trabalho, Malvadão estreia e leva a farda do homenageada da tarde tem vitorias em distancias de fundo aqui não será surpresa a sua vitoria, Hang Five é levado em alta cota por seus proprietários apesar de não ter aprontado bem, Lay-Out torce por um traim de carreira forte para sua tradicional atropelada assim como Yes Runner, Cape Canaveral teve problema em sua chegada e só agora estreia, vamos conferir.
Pimentinha Friend / Zakat / Malvadão

8º Páreo – 1900m – XVI CLÁSSICO ROBERTO SÁ – UNILIFE SAÚDE
Vuole Soldi retorna a Madalena onde foi segundo no Bentão do ano passado, estando firme chegará com os da frente, Rad teve estreia apenas regular agora se espera muito mais dele, Olimpic Man apertou Tiff uma milha vai ao teste de fundo, trabalhou bem e tem muitas chances, Zamula não nos parece o mesmo, parece sentir a seguidas corridas, Lampião de Birigui apesar dos contratempos que teve semana passada estando bem vai brigar pela vitoria, John The Doctor é outro que não nos parece o mesmo.
Vuole Soldi / Rad / Olimpic Man

66ª Corrida de Pôneis – Taça Geninha da Rosa Borges
Pandora vem de boa vitoria e deverá vencer mais uma, terá em Chankar, Styllus e a sempre perigosa Maça como adversários temíveis, os demais não podem ser descartados nessa loteria.


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

NOS BASTIDORES DO TURFE PERNAMBUCANO.

Com o objetivo de disputar com o máximo de chances o Bentão 2013, o Stud São José dos Bastiões não para de investir, tanto em animais quanto em jóqueis. O mais novo contratado é o jóquei pernambucano Fábio Silva (Bambino), radicado no turfe paulistano. Ele vai dividir as montarias com Z. M. Rosa até dezembro. Fábio Silva, 19 anos, não esconde o entusiasmo de montar a maior prova do turfe nordestino e diz que, se ganhar, vai realizar um sonho.
O bom jóquei Fábio Silva (Bambino) tem contrato assinado com
o Stud São José dos Bastiões.
- O jóquei e treinador F. Benone vem dedicando tempo integral a Olympic Man e ao estreante Lampião do Birigui, que vão correr em nome do Stud Cariri do Recife. Vencedor das provas mais importantes do turfe nordestino como jóquei, Benone também quer escrever seu nome nas provas clássicas como treinador.
F.Benone que faturar a primeira clássica como treinador.
- Com as ausências de Tank Boy e de Full Poket, o principal páreo da programação do domingo, o Clássico Roberto Sá, não tem um favorito destacado. Pela campanha na Madalena, Vuoli Soldi tem ligeiro favoritismo. O clássico deste ano é um dos mais equilibrados desde a sua criação.
Vuoli Soldi voltando a pista pernambucana.
- Para comemorar mais uma edição do Clássico Roberto Sá, no sábado os familiares do homenageado receberão os amigos nas cocheiras do treinador M. L. Maciel, para saborear um bom churrasco de carneiro, dobradinha e galinha caipira. A festa vai continuar no domingo nas tribunas sociais do Jockey.
Festa do ano passado.
- O aprendiz Carlos W. Macedo, do turfe cearense, veio tentar a sorte no turfe pernambucano. No domingo, estreia montando Porto Castelo (4º páreo) e Red Stone (5º páreo). C. W. Macedo tem 20 anos, é natural de Fortaleza, iniciou nas retas aos 12 anos montado animais mestiços. Com cavalos PSI conquistou apenas uma vitória.

- Mesmo enfrentando turma forte, o treinador Rui Marques acredita em boa apresentação de Yes Runner, no 7º páreo, em 1.800 metros. A filha de Red Runner vem se dando bem em tiros mais longos, e rendendo bem com a condução do aprendiz W. Gomes.
Rui Marques: O páreo é forte, mas
quem sabe!
- Os Studs R & R e Entre Amigos aderiram às corridas de pôneis. No domingo, Thiago Godoy e Rinaldo do Rego Barros (vice-presidente do JCPE), titulares do Stud R & R, vão torcer pela estreante Ane Lagamar. E os titulares do Stud Entre Amigos - Alexandre Poroca, Simone e Xandinho - estarão na torcida por Chankar.

- A próxima corrida em Sobral está marcada para o dia 7 de setembro, com o GP Independência, em 1.800 metros, e duas chamadas especiais em 1.200 e 1.400 metros, devendo contar com inscrições de animais de Fortaleza. A direção do Jockey Club Sobralense, espera realizar uma grande festa e, após as corridas, alguns animais deverão ser embarcados para o Recife, caso não haja mais corridas este ano em Fortaleza.

- A direção do Jockey Club de Fortaleza informou que a pista de corrida vai passar por um ajuste ainda este mês. Segundo Paulo Karam, a pista vai receber mais uma camada de areia grossa e passar por alguns ajustes. Paulo também falou sobre a possibilidade de realizar uma programação no final de setembro, após o Grande Prêmio do dia 7, em Sobral.
Pista vai passar por reforma.
 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ESTREANTES PARA A 3ª CORRIDA, XVIº CLÁSSICO ROBERTO SÁ.


Cinco estréias estão programadas para o festival do XVIº Clássico Roberto Sá. Dos cinco estreantes, um é da raça pônei. Ane Lagamar, que vai defender a farda do Stud R&R que também vai estrear no 5º páreo o animal Xtra’r.  Também vão estrear os animais Malvadão do Stud 13, Cape Caneveral do Haras Bongy e a estréia mais aguardada da programação  de Lampião do Birigui do Stud Cariri do Recife.
Estreantes.
XTRA’R -  macho castanho, 3 anos Paraná, por Artex (USA) e Rubidia. Criação do Haras Las Madre, propriedade do Stud R&R. treinador  Alexandre Magno Bezerra.
Campanha:
Colocações em Cidade jardim.

MALVADÃO – macho castanho, 5 anos , RGS, por Dancer Man e Lady Thong. Criação do Haras São José da Serra, propriedade do Stud 13, treinamento de M.L.Maciel.
Campanha.
11 Apresentações – Gávea.
2 Vitórias e 7 Colocações.

Vitórias
01 PRÊMIO GANHADORA DO GP DIANA - 1998, Gávea, 10/06/2012, 1900, AP
01 PRÊMIO FORMASTERUS, Gávea, 14/10/2012, 2400, AB


CAPE CANAVERAL – macho alazão,  anos Paraná, por Amigone e What A Lady. Criação do Haras Springield, propriedade do Haras Bongy. Treinador C.M.Silva.

Campanha.

26 Apresentações sendo; 18 Gávea, 8 Cidade Jardim.
4 Vitórias na Gávea.
17 Colocações sendo; 12 na Gávea, e 5 em Cidade Jardim.
Vitórias.

01 PREMIO SENHOR PACO - 2003, Gávea, 02/03/2012, 1400, AB
01 CLAIMING OATH - 1999, Gávea, 04/06/2012, 1500, AB
01 CLAIMING PLENTY OF KICKS - 2011, Gávea, 25/06/2012, 1400, AB
01 PREMIO OFANTO - 1987, Gávea, 28/09/2012, 1600, AB

LAMPIÃO DO BIRUGUI -  macho castanho, 4 anos, Paraná, por Banking e Esquisita. Criação do Stud Birigui, propriedade do Stud Cariri do Recife. Treinador F.Benone.

Campanha.
11 apresentações em Cidade Jardim.
2 Vitórias e 6 Colocações.
Vitórias
01 PREMIO AUTORIDADE, Cidade Jardim, 28/04/2012, 1500, AP
01 PREMIO EMBAIXADOR INGLÊS, Cidade Jardim, 12/01/2013, 1600, AP

O treinador F.Benone com Lampião do Birigui

ANE LAGAMAR (Pônei)– fêmea castanha, 4 anos PE, treinamento de A.Magno e propriedade do Haras Moura/ Stud R&R.
Campanha:  Inédita.
O Stud R&R vai estrear nas corridas de pônei com
a casatanha Ane Lagamar.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PROJETO JÓQUEIS DO FUTURO TEM O PRAZER DE MAIS UMA VEZ HOMENAGEAR A PRIMEIRA DAMA DO TEATRO PERNAMBUCANO. GENINHA DA ROSA BORGES.

O casal María Emília e Edgard Franco de Sá, ela, tímida poetisa  e fervorosa sócia e torcedora-símbolo do SPORT CLUB do RECIFE e que em dias de jogos, "soltava o grito de cazá,cazá" das cadeiras da Iha do Retiro para vibração dos demais torcedores, teve dois filhos: Maria Eugênia e Roberto Franco de Sá.

O Dr. Roberto, advogado trabalhista e criminalista, era, de fato,  turfista de coração muito mais que qualquer outra coisa. Abnegado pelas corridas de cavalo, há dezesseis anos, é de forma justa, homenageado pela família e pelo Jockey Club de Pernambuco com a realização das provas do "Clássico Roberto Sá", competição nacionalmente reconhecida e que faz parte do calendário turfístico do Nordeste. Infelizmente o Dr. Roberto Franco de Sá, faleceu em agosto de 1998 com a idade de 71 anos.

Já a sua irmã mais velha, Maria Eugênia, inquieta e extrovertida filha do casal Franco de Sá, transformou-se em, nada mais, nada menos que  Geninha da Rosa Borges, pelo casamento com o irmão de Dinah de Oliveira, Baby (Otávio Nazareno) da Rosa Borges.  multi-atleta do Náutico- para tristeza de d. Maria Emília- não pelo genro, mas sim, por ser ele alvi-rubríssimo. Geninha representa sem sombra de dúvidas o Teatro Pernambucano, além de ser uma mulher bonita e inteligente. Foi também grande educadora, tendo sido a introdutora da Tele-Educação em Pernambuco (fez curso para tal em Tokyo, no início dos anos 60), formada em línguas anglo-germânicas e versada na língua de Baudelaire. Dedicada, busca a perfeição em tudo o que faz. Ela é uma das fundadoras do TAP - Teatro de Amadores de Pernambuco, junto com o cunhado e amigo Valdemar de Oliveira. Considerada a Dama do Teatro Pernambucano, generosamente faz questão de dedicar o título à sua cunhada Dinah.  Aos 91 anos de idade, mãe de 4 filhos, avó de 16 netos, e bisavó de 9 bisnetos, tem orgulho de acompanhar com lucidez e saúde a ampliação da família que hoje se encontra espalhada no Alaska, Canadá e Emirados Árabes. A bisneta canadense chama-se Emília como a matriarca poetisa que iniciou a família...

Dessa maneira, por questão de reconhecimento e pela iniciativa do radialista do Jockey Club de PE -  Francisco Mendonça - pelo segundo ano consecutivo a prova de pôneis que faz parte da programação dos Clássicos Roberto Sá (irmão único de Geninha), terá a Taça Geninha da Rosa Borges, que nos honrará com a sua presença para entregar o troféu ao vencedor da prova: Vida longa a Geninha - Maria Eugênia Franco de Sá da Rosa Borges!

Texto:
Paulo Pereira (Stud 13 do Recife), e
Ronice Franco de Sá (Filha do homenageado)


Na primeira homenagem do JCP a Geninha da Rosa Borges,
a homenageada entregou o troféu ao titular do
 Haras Pernambuco , Fábio Câmará que venceu a prova com
a pônei Maçã.
 
 

domingo, 18 de agosto de 2013

DOUTOR MARCOS VENCE GRANDE PRÊMIO EM SOBRAL.

Correndo na última colocação, o castanho Doutor Marcos (Lord Marcos e Debil), de propriedade do Stud Guarani & Pierre e treinamento de O.José, venceu o Grande Prêmio SAEE 2013 (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), disputado no último sábado no derby Club Sobralense. Com uma corrida muito disputada, Vron Vron largou bem e foi para dianteira com Ufergis e Le Mans seguindo o caminho com Doutor Marcos na última colocação esperando o desenrolar do páreo. Nos 600 metros finais, Doutor Marcos é acionado pelo seu jóquei, e começa a descontar o terreno esperando a entrada da reta final para decidir a corrida e garantir a fatura. Ufegis garantiu a formação da dupla com Vron Vron na trifeta. A próxima corrida em Sobral está marcada para o dia 07 de setembro, o Grande Prêmio Independência em 1.800 metros, e mais duas chamadas especiais em 1.200 e 1.400 metros, que deverá contar com inscrições de animais de Fortaleza.
Muita vibração de Guarani Mont' Alverni
na vitória de Doutor Marcos no GP. SAEE 2013.
Resultados.

1º páreo 1.300 metros
Homenagem Especial: Francisca Odete de Vasconcelos Mesquita
1º Até o Chuí     F.J.Souza
2º Ujur de
2º páreo 1.400 Paris  F.H.Costa
3º Aqui Tem       F.Silva
4º Guilhotine      F.C.Costa
Tempo não fornecido.

2º páreo 1.400 metros – Homenagem
Especial: Francisco Jeronimo Torres
1º Bravo da Serra        F.Silva
2º Shark Boy               F.J.Souza
3º Valente Cícero        F.H.Costa
4º Votan do Faxina     F.E.Souza
Tempo não fornecido.
 
3º páreo 1.700 metros.
Grande Prêmio SAEE 2013.
TAÇA SILVESTRE GOMES COELHO.
3º Doutor Marcos       F.J.Souza
2º Ufergis                    F.H.Costa
3º Vron Vron              F.E.Souza
4º Le Mans                  F.Silva
Tempo não fornecido.

 

JOHN THE DOCTOR, AGORA É DO STUD GANNY.

John The Doctor:
Um extraordinário cavalo.
Um dos melhores milheiros do turfe nordestino, o alazão John The Doctor, mais uma vez muda de cocheira. Ganhador de várias provas clássicas, o filho de Gilded Time estreiou na Madalena no dia 30 de setembro de 2012, defendendo a farda do stud Savigor do turfe cearense. Adquirido pelo Stud São Nicolau, John The Doctor venceu com muita autoridade o grande prêmio Pedro Allain Teixeira 1.700 metros, do festival do Bentão 2012. No dia 16 de dezembro na festa de encerramento, John The Doctor fracassou em 1.300 metros perdendo para Onegin e Ed American. Adquirido pelo Stud Ribeirão, John The Doctor venceu duas chamadas especiais, e o Iº grande prêmio Sérgio Paiva. Depois de três fracassos consecutivos na farda do Stud Ribeirão, o alazão vai para o XVIº  Clássico Roberto Sá defendendo a tradicional farda do Stud Ganny de Gilson Allain Teixeira que disse ter ficado muito satisfeito com a aquisição. No final da tarde de ontem (17/08), John The Doctor  foi transferido para nova cocheira.