sexta-feira, 22 de agosto de 2014

LAMINITE: UM ASSUNTO QUE INTERESSA A TODOS. Dr. LEOPOLDO CURY FALA SOBRE SUAS CAUSAS E SINTOMAS

Dr. Leopoldo Cury.
A laminite, da qual foi acometido o craque tríplice coroado Bal a Bali nos Estados Unidos, é um problema comum em cavalos de corrida, embora muitas vezes tenha consequências trágicas. Vulgarmente conhecida como “aguamento”, ocorre tanto em equinos quanto em bovinos.
Mas o que é exatamente a doença, que tipos de sintomas ela apresenta e quais as medidas que devem ser tomadas para evitar maiores complicações?
As perguntas foram feitas ao Dr. Leopoldo José Cury, carioca, 63 anos, médico veterinário com larga experiência no assunto. Professor aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), Leo Cury é especialista em fisiopatologia da reprodução animal, ex proprietário de clínica veterinária (em Papucaia, no Estado do Rio de Janeiro) e hoje trabalha só como treinador de cavalos da raça PSI, aparecendo nos programas de turfe da Gávea como L. Cury:


“A laminite é uma inflamação das lâminas localizadas na parte interna do casco do animal. Na sequência, a inflamação pode causar rotação ou até a queda da terceira falange, osso que sustenta o casco, o que normalmente leva o animal a óbito. O custo do tratamento é muito alto e nem sempre eficaz. Pode acontecer, simultaneamente, em todos os membros do animal, ou em apenas em um deles. E várias circunstâncias podem causar a laminite. Em éguas que sofrem de retenção de placenta, após o parto, por exemplo, é doença muito comum. Na maioria das vezes, a laminite aparece com a alteração da flora intestinal do animal. As endotoxinas, bactérias produtoras de ácido láctico, acabam se proliferando e acidificam a mucosa intestinal, atingindo a circulação sanguínea. Em casos mais graves, há o deslocamento da terceira falange, que pode chegar a atravessar a sola do casco e a soltá-lo. A laminite aparece, também, após um quadro grave de cólicas, de doença infecciosa, de manejo inadequado ou até por motivos metabólicos”, explicou Leopoldo Cury.


“Os sinais mais comuns da laminite são dor, claudicação, tremor muscular e aumento da frequência cardíaca. O cavalo é um animal muito sensível e precisa de cuidados especiais durante o treinamento, tanto no manejo quanto na alimentação. A laminite é uma doença que precisa ser diagnosticada, e atendida, com urgência, pois quanto mais precocemente forem tomadaas as devidas providências, mais chances o animal terá de se recuperar e de sobreviver”, avalia o veterinário.
Com cerca de 1.500 triunfos no currículo – dos quais, aproximadamente 1.200 de forma oficial, pois suas primeiras vitórias foram conquistadas antes de outubro de 1987, quando então obteve a matrícula de treinador - Leopoldo Cury diz que não tem como opinar a respeito do problema de Bal a Bali, mas torce – e acredita firmemente - que o campeão do último Grande Prêmio Brasil terá todas as chances de se recuperar. E cita que recentemente perdeu um pensionista por causa dessa doença:
O craque Bal A Bali vem respondendo bem ao
tratamento de laminite.
“O cavalo Dear Hellen, de propriedade de meu amigo Luís Alberto Rodrigues de Souza, sofreu de uma enterite (inflamação no intestino) depois de ter sido enviado para o centro de treinamento. O quadro evoluiu negativamente para uma laminite e, infelizmente, não houve condições de salvá-lo”, lembra com pesar o treinador e veterinário Leopoldo José Cury.

O COMENTÁRIO DE LAUDENOR SECUNDINO PARA A PROGRAMAÇÃO DA 4ª CORRIDA DA TEMPORADA 2014/2015

Laudenor Secundino.
Neste domingo 24/08/14 o JCPE realiza mais uma reunião, desta feita a 4ª da atual temporada, a programação é composta por sete páreos de PSI e uma prova da raça pôneis que pertence a escola preparatória de jóqueis, duas provas tem mais destaques, a primeira é a 1ª prova da tríplice coroa pernambucana e a outra é mais um embate entre os melhores fundistas do estado numa disputa em 2200m.

Comentários e Indicações:

1º Páreo – 1500 metros
Bakun debuta na Madalena muito comentando tem tudo para ir a foto da vitoria, tem contra si a longa inatividade por contratempos terá em Artistic Quality seu maior adversário pois, tens bons trabalhos, Rad e Vulcano Danz andam correndo abaixo do esperado merece respeito pela classe.
Bakun / Artistic Quality
Bacun: Muito comentado. Pode estreia com vitória

 2º Páreo – 1200 metros
Um grande embate é o que promete este páreo Robinson Crusoé volta a enfrentar Fofo Corredor, vamos com primeiro para ponta pela expressiva marca em corrida anterior o mesmo não terá a vantagem de peso de outrora, Fofo Corredor se recuperou de forma estupenda e acreditamos veemente em uma corrida diferente desta vez, Just Alone não pode ser descartado vem enfrentado turmas forte e com relativo sucesso, Missil tentará folgar na frente e não ser mais alcançado.
Robinson Crusoe / Fofo Corredor
Robinson Crusoé:  Nossa indicação
3º Páreo – 1100 metros
A Big Winner vem de boa vitória e aqui tem oportunidade de vencer novamente não terá vida fácil com Upsalla e Flynness que prometem briga boa na frente, Felix Léo correu pouco na última agora esperasse uma melhor corrida, Icosaedro e Tell It To pegam páreo duro e ficam para os caçadores de pules altas.
A Big Winner / Flynnes
A Big Winner: Aqui não vai ter vida fácil
4º Páreo – 1100 metros
 Prova Especial: Mossoró – 1ª Prova da Tríplice Coroa
Clever Miss largou com atraso e não chegou longe na última o aumento da distancia pode ser um fator favorável, Dapê Do Depiguá ganhou em boa marca e só faz melhorar a cada dia, Frenético vem de vitoria e tentará ir à repetição assim como Dr. Marcação.
Dapê Do Depiguá / Clever Miss
Dapê Do Depiguá:  Vai se pegar com nada menos que Clever Miss.
5º Páreo – 1500 metros
Páreo de difícil prognostico vamos com Uluru, que deverá agradecer o aumento de distancia, Aero-Bomb que surpreendeu na última com uma bela vitoria pode ir novamente a foto, Full Pocket volta após contratempos longe das baldas pós partida é força, o regular Royal Pacifc nunca pode ser descartado sempre esta no placar, Nohar até agora pouco mostrou na Madalena mais sua classe impõe respeito e ajuda a regular o páreo.
Uluru / Aero-Bom.
Aero-Bomb: Vai atras de outra foto.
6º Páreo – 1400 metros
Sabor Olímpico vem de boa corrida e tem tudo para levar o haras bongy à foto, Satellite Signal é adversário temível e pode surpreender Great Event e Cape Canaveral desceram de turma e não será surpresa se algum deles vencer aqui, Buratino Royal era força na última e decepcionou espera-se uma melhor apresentação, Passo de Ouro corre mais do que produziu na estreia, Bye Bye Baby fica aos azaristas.
Sabor Olímpico / Satellite Signal.

 7º Páreo – 2.200 metros  
Prova Especial:  It´s a King / Stud Guararapes
Grand Central produziu boa estreia e pode ir a vitoria, terá em Tank Boy seu principal adversário que agradecerá o aumento de distancia, Vuole Soldi vem de fracasso, trocou de farda e tende a melhorar. Stockholder pouco produziu na última mais o galego nunca pode ser descartado olho nele, Intuition mesmo com um bom apronto pega parada indigesta.
Grand Central / Tank Boy
Grand Central: Fez boa estreia e melhorou ainda mais.
Boa sorte a todos.


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

SALVE O REI E VIVA A RAINHA DA FLORESTA.


Walter Fonseca: Estudioso na área de
criação de PSI.
No último final de semana alegria tomou conta da família do turfista Walter Fonseca, com a vitória do potro Rei Da Floresta, no dia 17 de agosto em Cidade Jardim. Adquirido no leilão do Haras Santa Amélia em 2013, o filho de Top Size e Tanderly foi logo embarcado para o Recife onde começou o trabalho de doma muito bem conduzido pelo treinador W.Maciel.  Mostrando muita qualidade e bons rendimentos não demorou muito para sair do picadeiro para pista onde começou caminhar, trotar e depois entrou na fase de galope sempre mostrando   grande progresso.
Nos primeiros galopes já trabalhando de mais para mais, Rei Da Floresta chamou atenção pelos seus galopes largos e firmes. No primeiro trabalho quando foi exigido apenas nos 200 metros finais, ele cravou 11.8s. No segundo trabalho fechou os 400 metros em 24.s e logo em seguida trabalhou 600 metros em 36.s e 1000 metros em 61.8s, sempre largando dos 2.200 metros, o que encheu de esperança seus proprietários  e o treinador que levaram um grande susto em umas das vezes que Rei Da Floresta vinha saindo da raia e acidentou-se na cerca externa.
 Depois da grande estréia em Cidade Jardim, esmagando os adversários em 1.400 metros,  Rei da Floresta deverá  correr mais um páreo na turma  e depois será embarcado para  o Rio de Janeiro, onde deverá ficar aos cuidados do treinador Cristiano Oliveira, que vai ter a missão de prepara o rei para disputar a tríplice coroa carioca no próximo ano.
Walter Fonseca com a potranca
 que vai receber o nome de
 Rainha Da Floresta.


Com o Rei em Cidade jardim, Walter Fonseca não esconde seu entusiasmo e deposita muita esperança na potranca Rainha Da Floresta, potranca irmã inteira de Rei Da Floresta, e por isso mesmo vai ser registrada no stud book brasileiro com o nome de Rainha Da Floresta, já começou os trabalhos de doma com o treinador W.Maciel.  Pesando mais de 500 quilos, e chamando muita atenção pelo seu porte físico, a alazã deverá começar a caminha e trotar na raia dentro de mais ou menos quatro meses, segundo informou o W.Maciel, que disse não ter muita pressa no preparo da Rainha que em breve vai fazer companhia ao Rei no hipódromo da Gávea.

M.L.MACIEL ESTÁ OTIMISTA COM A VOLTA DE VUOLI SOLDI.

Adicionar legenda
O treinador M.L.Maciel está bastante otimista com o reaparecimento do seu novo pupilo  adquirido pelo Stud L&M, Vuoli Soldi vem mostrando bons progressos e enchendo de esperança o seu treinador. Pesando 528 quilos, o filho de Public Purse fez bons aprontos para voltar a enfrentar as feras pernambucanas, Intuition que já começa os preparativos para tentar correr o Bentão 2014, Tank Boy, fera já consagrado no turfe local, Grand Central que fez excelente estreia no clássico Roberto Sá, quando foi segundo para Camp Nou, e Stockholder,  animal que ninguém pode duvidar das suas boas qualidades, uma fera adormecida que a qualquer momento pode acordar e mostrar do que é capaz.
Na ponta dos cascos, Vuoli Soldi
vai defender a farda do Stud L&M
Para reaparecer nos 2.200 metros do próximo domingo, Vuoli Soldi fez dois aprontos conduzidos pelo jóquei F.Benone. Um apronto 21 dias atrás de 800 metros cravando 52.5s, e o mais recente na semana passada, de 1.200 metros em 78.s, ambos largando da seta dos 2.200 metros.

Vou pedir que o jóquei faça a corrida que ele gosta, acomodado e procurando aos poucos chegar junto dos demais fazendo uma largada de 800 ou 600 metros. É a característica dele e não podemos mudar isso de uma hora pra outra. Disse o treinador.

ESTREANTES PARA A 4ª CORRIDA DA TEMPORADA 2014/2015.Bacun

BACUN - macho castanho 5 anos, filho de Amigoni (IRE) e Na Bucha. Criação do Haras Cifra, propriedade do Stud Sampaio. Treinador  P.Nascimento.

Bacun (Stud Sampaio)

Campanha.
10 Apresentações em Cidade Jardim, obtendo 3 vitórias e 4 colocações.
Vitórias.
 PREMIO PARAPATIBUM - 2010, Cidade Jardim, 29/06/2013, 2000, AMR
 PREMIO RODDICK, Cidade Jardim, 29/07/2013, 1900, AMR
 PREMIO PROVA ESPECIAL DARK BROWN, Cidade Jardim, 16/11/2013, 2200, AMR

ARTISTIC QUALITY – macho castanho, 6 anos, filho de Elusivi Quali (USA) e Niquita. Criação do Stud TNT. Propriedade do Stud R&R. Treinador Alexandre Magno.
Campanha.
10 Apresentações na Gávea, 2 vitórias e 5 colocações
Vitórias.
 PREMIO JOCKEY CLUB DE PERNAMBUCO, Gávea, 02/08/2013, 1200, AM 
 PREMIO AMOR SURPRESA - 2008, Gávea, 20/01/2014, 1400, AM 

ICOSAEDRO – macho castanho, 5 anos. Filho de Giante Gentleman (USA) Contadora de Roma. Criação do La Nave Va. Propriedade do Stud DW. Treinador M.Ferreira.
Campanha.
14 Apresentações na Gávea, 2 vitórias e 3 colocações.
Vitórias.
 CLAIMING RISING FEVER, Gávea, 29/04/2013, 1200, AM 
1º PREMIO ATRAMO, Gávea, 19/10/2013, 1100, AP 
Icosaedro (Stud DW)

ALTERAÇÃO NA PROGRAMAÇÃO PARA O PRÓXIMO DOMINGO 24/08/2014.

Com a retirada do um dos animais inscritos no 1º páreo, a comissão de corridas decidiu cancelar aprova que estava marcada para as 13h00min, na distancia de 1.200 metros. A programação passa a ter sete páreos e uma prova reservada para animais da raça pônei. O 1º páreo será corrido às 13h30min, na distancia de 1.500 metros. Os páreos serão em homenagem aos animais que já foram tríplice coroado no turfe pernambucano.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

TURFE PERNAMBUCANO COM BOA PROGRAMAÇÃO NO DOMINGO.Programação

Programação com bons atrativos deverá
mais uma vez lotar as arquibancadas.
O turfe pernambucano deverá ter uma tarde bem movimentada no próximo domingo com a realização de nove provas sendo uma reservada para animais da raça pônei.  A programação que terá inicio as 13h00min, esta recheada de bons atrativos. A estréia de Bacun, do Stud Sampaio, o reaparecimento de alguns parelhos que estavam em tratamento, Rad e Full Poket, do Stud São José dos Bastiões, Vuoli Soldi que reaparece defendendo a farda dos novos proprietários Stud L&M, Hard Prospector, do stud Rafael A.Salomão,  Uma boa disputa entre Fofo Corredor e Robinson Cruzoé, no 3º páreo 1.400 metros , e a primeira prova da tríplice coroa pernambucana na distancia de 1.100 metros. Também vão estrear na programação os animais Artistic Quality, Stud R&R e Icosaedro. Que marca o retorno do Stud DW as atividades no turfe pernambucano.

Programação.
 1º páreo  1.200 metros 13h00min.
PROVA ESPECIAL
1- Gilcrease              56Kg
2- Tikatche                56Kg
3- Entrepreneur       56Kg
4- Uno Prospector   56Kg

2º páreo 1.500 metros 13h30min.
CHAMADA ESPECIAL
1- Vulcano Danz      56Kg
2- Bakun                   56kg           est
3- Artistic Quality    56Kg          est
4- Rad                        56Kg

3º páreo 1.400 metros 14h00min
CHAMADA ESPECIAL
1- Missil                       56Kg
2- Fofo Corredor        55Kg
3- Robinson Cruzoé   54Kg
4- Just Alone               56Kg

4º páreo 1.100 metros 14h30min.
ChAMADA ESPECIAL
1- Flynesse             53Kg
2- Upsalla               50Kg
3- Felix Leo             56Kg
4- Icosaedro           53Kg         est
5- Tell It To             55Kg
6- A Big Winner     53Kg

5ª páreo 1.100 metros 15h00min.
1º PROVA DA TRIPLICE COROA PERNAMBUCANA.
1- Dapê do Depiguá    56Kg
2- Frenetico                  56Kg
3- Clever Miss               54Kg
4- Dr. Marcação           56Kg
5- Concept                    56Kg

6º páreo  1.500 metros 15h40min
CHAMADA ESPECIAL
1- Royal Pacific              58Kg
2- Energia Experiente  55Kg
3- Uluru                          55Kg
4- Hard Propector        57Kg
5- Nohar                         57Kg
6- Full Poket                  55Kg

7º páreo 1.400 metros 16h20min
CHAMADA ESPECIAL
1- Buratino Royal         54Kg
2- Bye Bye Beby       53Kg
3- Satellit Signal       55Kg
4- Greati Event         57Kg
5- Sabor Olimpico    54Kg
6- Cape Canaveral   55Kg
7- Retilinio                54Kg
8- Passo de Ouro     56Kg

8º páreo 2.200 metros 17h00min.
PROVA ESPECIAL
1- Intuition               56Kg
2- Tank Boy              55Kg
3- Grand Central     56Kg
4- Vuoli Soldi           57Kg
5- Stockholder        55Kg

PROVA PREPARATÓRIA ESCOLA DE JÓQUEIS
ANIMAIS DA RAÇA PÔNEI. 17h10min.


Programa sujeito a alteração.